Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Professor estimula participação nos desafios do Technovation Challenge 2017
Empoderamento e tecnologia

Professor estimula participação nos desafios do Technovation Challenge 2017

Escrito por MARIA DO SOCORRO LIMA | Criado: Sexta, 20 de Janeiro de 2017, 13h55 | Publicado: Sexta, 20 de Janeiro de 2017, 13h55 | Última atualização em Sexta, 20 de Janeiro de 2017, 16h51

Engajar alunos e professores para o uso de recursos tecnológicos, e evidenciar ações em prol do empoderamento das mulheres na sociedade sergipana é o objetivo principal do desafio

Aluno do projeto MIDEAM na oficina sobre APP INVENTOR na CIENART 2016 728x546Estimular o aprendizado para a utilização da tecnologia integra as práticas pedagógicas do professor do curso de Matemática do Instituto Federal de Sergipe, Danilo Lemos Batista, que, no dia 28 de janeiro, sábado, das 10 às 12h, no laboratório 1 de Informática – campus Aracaju, promoverá aula aberta sobre Criação de aplicativos com app inventor e o programa Technovation Challenge 2017.

As inscrições são gratuitas, limitadas ao número de 20 participantes e devem ser feitas por meio do grupo aberto do Facebook ‘Sergipe no Technovation Challenge 2017’. O público alvo são professores, coordenadores pedagógicos, membros de organizações civis e pais interessados em engajar meninas e formar equipes para participarem da atividade.

Um dos objetivos é estimular e inspirar meninas e público presente ao contato com a tecnologia, e trabalhar a interface do App Inventor com outros campos do conhecimento. “Pretendemos promover um primeiro contato dos participantes com a interface do App Inventor, que permite a criação de aplicativos para android, sem a necessidade de conhecimento de programação. A atividade será mais um espaço de debate seguido de uma prática com a ferramenta e não haverá emissão de certificado” enfatiza o professor Danilo.

technovation press default www technovationchallenge org pressA atividade também pretende apresentar o desafio Technovation Challenge 2017, um programa internacional realizado pela Organização não governamental – ONG americana Iridescent, com vistas a estimular e inspirar o ingresso de meninas no campo da tecnologia e do empreendedorismo. O trabalho da organização tem como uma de suas metas, motivar as mulheres a encontrarem solução para os problemas, em diversas situações, tanto no seu processo formativo profissional, bem como no cotidiano, a partir do domínio de programas tecnológicos.

O desafio em 2016

Essa não é a primeira atividade programada pelo professor Danilo Lemos nos desafios do Technovation Challenge. No curso de licenciatura em Matemática do IFS ele coordena o projeto Materiais Interativos Digitais para Ensinar e Aprender Matemática –Mideam, que desenvolve atividades voltadas ao uso de tecnologias para formação de alunos e professores. Foi a partir do projeto que, em março de 2016, a estudante Ariane Simone Santana Silva, 16 anos, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Prof. José Antônio da Costa Melo , chegou ao IFS a fim de participar e conhecer o App Inventor, a interface utilizada para a criação de aplicativos no desafio. Ela foi uma das participantes do workshop promovido pelo coordenador do Projeto Mideam, professor Danilo Lemos, para apresentar os detalhes do programa global de empreendedorismo e tecnologia. O professor Danilo também é o embaixador local das competições.

A importância do evento do dia 28 próximo, procurará engajar alunos e professores para o uso dos recursos tecnológicos e, evidenciar ações em prol do empoderamento das mulheres na sociedade sergipana. “Iremos focar na apresentação do App Inventor, e mostrar como qualquer pessoa pode criar um aplicativo facilmente usando programação por blocos, e esclarecer algumas dúvidas para quem quer participar do desafio, algo que já fizemos no projeto MIDEAM em alguns eventos de capacitação de professores. A proposta é dar oportunidade de outros colegas conhecerem a ferramenta e o programa, que pode inspirar na implementação de projetos inovadores em escolas que possuem laboratórios de informática”, finaliza o professor.

Sobre o desafio Technovation Challenge

O Technovation Challenge é hoje a maior competição do mundo para meninas, em tecnologia. O programa começou em 2009, em Mountain View, Califórnia, e no segundo ano já expandiu para outras cidades do Estado, como Los Angeles, Berkeley, São Francisco e São José, além de Boston e Nova Iorque.

Em 2013, a competição foi aberta globalmente pela primeira vez e contou com a participação de mais de 600 meninas de países como Índia, China, Indonésia, Inglaterra, Ucrânia, Gana, Nigéria e Brasil.

Nestes sete anos, mais de 10.000 garotas de Ensino Fundamental e Médio desenvolveram aplicativos e aprenderam as habilidades necessárias para se tornarem empreendedoras de sucesso.

Com informações do site do evento