Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Professora realiza aula especial no Dia da Mulher
CAMPUS ARACAJU

Professora realiza aula especial no Dia da Mulher

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Quarta, 08 de Março de 2017, 16h21 | Publicado: Quarta, 08 de Março de 2017, 16h21

Atividade foi marcada por defesa da igualdade de direitos, combate à violência, feminicídio e políticas retrógradas que retiram conquistas históricas

DSC 0107 b 800x600Ao chegar à sala de aula na manhã desta quarta-feira, 8 de março, a professora do Campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe, Patrícia Rosalba, da disciplina Sociologia, propôs um desafio à turma do 2º ano do curso integrado de Informática : meninos e meninas deveriam se envolver em uma tarefa de reflexão a respeito do Dia Internacional da Mulher.

A turma produziu diversos cartazes com mensagens daquilo que pensam sobre o feminismo, a cultura do machismo e a violência, por exemplo. Em seguida, alunos e alunas, acompanhados pela professora, deixaram a sala de aula e se concentraram no espaço de convivência Leyda Regis, onde promoveram um ato pedindo a igualdade de gêneros, uma sociedade mais justa e o fim da violência contra a mulher. A atividade foi encerrada com a colocação dos cartazes nos murais do Campus Aracaju.

DSC 0113 b 800x600“Essa atividade é uma ação na qual queremos fazer com que os alunos reflitam que a data é um dia simbólico, mas que a luta é cotidiana, diária, porque o número de violência contra a mulher é grande. Essa violência é física, psicológica, e também está no ambiente de trabalho. Estudar é trabalhar, então esses adolescentes precisam pensar sobre o cotidiano que eles vivem; se entender enquanto indivíduo nessa sociedade”, afirma a professora Patrícia.

Ela lembra que essa atividade está diretamente relaciona a área da sociologia, ciência que “dialoga muito com as coisas que estão acontecendo no nosso cotidiano, com as injustiças, com os grandes retrocessos que estamos tendo no campo dos direitos sociais; dos direitos humanos relacionados principalmente as questões de gêneros e sexualidade”.

Professora Patrícia destaca a importância da participação de meninos e meninas na atividade realizada. “Não é uma luta somente das mulheres, é uma luta de todos nós. Quanto mais homens ao nosso lado, melhor para fortalecer e tornar a sociedade mais justa”, afirma. “Inclusive hoje é dia de greve no mundo! Greve internacional das mulheres, cujo lema é: nenhuma a menos! em função da violência, mortes, feminicídio, que acontecem não só no Brasil, mas no mundo. É um dia para provocar reflexão”, acrescentou.

DSC 0115 b 800x600Símbolo de luta

Para a aluna Sophia Urban a data simboliza a luta histórica encampada por mulheres no passado que garantiram direitos dos quais usufruímos hoje. “A luta agora é por igualdade de direitos. Esse dia simboliza a caminhada que as mulheres realizaram para chegar a esse momento, que é de mobilização e luta para manter e ampliar os direitos. Não podemos parar, a caminhada continua!”

DSC 0116b 800x600A colaboradora administrativa Mônica Augusta dos Santos entende que o significado do Dia da Mulher, cada vez mais, deixa de ser um acontecimento festivo e configura-se em uma data política de luta por uma sociedade mais justa.

Mensagem

Na manhã desta quarta-feira, o diretor-geral do Campus Aracaju, professor Elber Gama, emitiu mensagem pelo Dia Internacional da Mulher.

Leia a mensagem na íntegra:

Afinal! O que significa comemorar o dia da mulher? É render homenagem a quem já tem todos os dias!
Afinal! Por que internacionalizar esse dia? Para denotar a sobeja e incontestável presença da força e sensibilidade, da altivez e meticulosidade, da garra e do otimismo, da generosidade e da firmeza, do sonho e do amor que tão bem se prestam a descrever minimamente o que é ser MULHER.

A delicadeza dos seus gestos, a beleza dos seus sentimentos, a retidão de suas convicções, as lágrimas da sua luta, seu sorriso hipnotizador, sua força de ser mãe, tudo isso a torna numa verdadeira fábrica de amor, sempre tornando sonho em realidade.

O Campus Aracaju aproveita esse momento para unir-se a tão merecida homenagem no dia internacional da Mulher, reconhecendo o empoderamento social desse belíssimo ser humano que com suas forças conquista o mundo, a liberdade, que se descobre a cada dia e que pode ser o que quiser, a MULHER!

Parabéns, Mulheres! Que o grande amor divino permita-lhes que seja sempre a perfeição da criação!

DSC 0110 b 800x600