Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Professor estimula prática do trabalho científico
CAMPUS ARACAJU

Professor estimula prática do trabalho científico

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Segunda, 03 de Abril de 2017, 12h18 | Publicado: Segunda, 03 de Abril de 2017, 12h18

Produção realizada conjuntamente entre o docente e seus alunos é apresentada em evento de Recursos Hídricos

foto1O professor Zacarias Caetano Vieira, engenheiro civil e mestre em Hidrologia, lotado na Coordenadoria de Construção Civil – COED do Instituto Federal de Sergipe, Campus Aracaju, comemora o êxito de ter dez trabalhos científicos, produzidos conjuntamente com um grupo de alunos, aprovados e apresentados no X Encontro de Recursos Hídricos de Sergipe (Enrehse), evento promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente dos Recursos Hídricos (SEMARH ) , que aconteceu em Aracaju,no período de 22 a 24 de março.

foto3Os temas abordados nos trabalhos foram: aproveitamento de água pluvial, reuso de água de aparelhos de ar condicionado, tratamento e reuso de água cinzas, uso de mictório residencial e estudo sobre adoção de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) Verde como forma de incentivar a instalação de sistemas de captação e aproveitamento de água de chuva.

Os artigos científicos apresentados durante o evento foram produzidos conjuntamente com os alunos Any Caroliny Dantas Santos, Carlos Gomes da Silva Júnior, Rafaella Santos Coutinho, Aucilene Vieira dos Santos e Carlos Vinícius Vieira dos Santos, do 2º período do curso de Saneamento Ambiental; Isabela Victoria dos Santos, do 1º período do curso de Engenharia Civil; e Ingrid Larissa da Silva Santos, Sophia Naara Batista Morato e Ellen da Silva Santos, do 3º ano do curso técnico integrado em Edificações. Posteriormente a SEMARH  lançará o livro de Anais do X ENREHSE, e assim, os trabalhos ficarão disponíveis para os que tiverem interesse no assunto.

De acordo com o professor Zacarias Vieira, a atuação dos alunos na preparação dos trabalhos aconteceu através da coleta de dados, realização de simulações e na escrita do artigo. “A participação em eventos científicos como esse, é de extrema importância para a comunidade estudantil, visto que é uma forma de se buscar novos conhecimentos, reunindo profissionais e estudantes de uma determinada área para trocas e transmissão de informações de interesse comum. Ter trabalhos apresentados por alunos do IFS é importante, pois incentiva os demais alunos a se interessar pela pesquisa”, afirma.

Em 2016, o professor participou desse mesmo evento, tendo dois trabalhos aprovados.Este ano, com o tema “Água Residual”, o encontro reúne profissionais e estudantes de várias áreas do conhecimento relacionadas ao estudo da água, dando oportunidade de apresentar as mais recentes experiências na forma de trabalhos técnicos, minicursos e palestras, fomentando o conhecimento para a gestão dos recursos hídricos, além de envolver a sociedade nas discussões sobre o crescente desafio de garantir água em quantidade e qualidade para todos.

Zacarias Vieira atualmente é professor titular das disciplinas de Planejamento e Gerenciamento das Construções no curso técnico integrado de Edificações; Projeto de Instalações Hidrossanitárias no curso técnico subsequente de Edificações e Noções de Desenho de Estruturas e Desenho de Instalações Hidrossanitárias, no curso de Desenho de Construção Civil,do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

*Com informações da SEMARH