Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Oficina sobre fogão solar será ofertada no Campus Aracaju
SUSTENTABILIDADE

Oficina sobre fogão solar será ofertada no Campus Aracaju

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Quinta, 11 de Mai de 2017, 10h38 | Publicado: Quinta, 11 de Mai de 2017, 10h38

As inscrições gratuitas são realizadas no Sistema de Publicações do IFS – SISPLUBI no site da instituição. As vagas são limitadas a 50 participantes e o evento, envolvendo teoria e prática, é aberto para estudantes e professores do curso de Saneamento Ambiental

foto1fogaosolarEstudantes do segundo período do curso tecnológico de Saneamento Ambiental do campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe promovem a partir de quarta-feira, 17, uma oficina sobre fogão solar que tem como proposta objetivar uma melhor qualidade de vida, através da disseminação de técnicas que promovam a sustentabilidade ambiental. A oficina será ministrada pelo professor Gustavo de Brito Cardoso, das disciplinas de Introdução às Ciências Ambientais, Licenciamento Ambiental , Gestão Ambiental e Orientações Técnicas para Projeto.

A oficina será realizada em duas etapas. No primeiro encontro, que acontecerá na próxima quarta-feira, 17, das 19 às 20h30, na sala 1S, no Campus Aracaju, o professor Gustavo Cardoso ministrará a parte teórica onde abordará as vantagens e fará outras análises de desempenho do fogão solar. A parte prática, segundo momento da oficina, será no dia 29 de maio, no mesmo local , sendo que das 19 às 22h, e os participantes estarão envolvidos na construção de um forno solar.grupo de pesquisa

As inscrições gratuitas são realizadas no Sistema de Publicações do IFS – SISPLUBI no seguinte endereço: http://publicacoes.ifs.edu.br . São ofertadas 50 vagas, mas o evento é aberto somente para estudantes e professores do curso de Saneamento Ambiental do IFS. No dia da abertura do evento, o participante deverá levar 1 kg de alimento não perecível. Os certificados serão disponibilizados no site do IFS através do SISPLUBI.

De acordo com o professor Gustavo Cardoso o fogão solar foi objeto de pesquisa , inclusive apoiado por órgãos financiadores, na universidade Tiradentes, e devido a alta aceitação do forno, foi implementado em várias comunidades. “O fogão solar tem seu fim ambiental, seu fim de saúde pública e seu fim social, já que o mesmo é de baixo custo e pode ser construído com material reciclável”, observa o docente.

O forno solar não usa gás, nem lenha, nem energia elétrica: o calor que cozinha o alimento vem diretamente do sol, cujos raios multiplicam-se ao encontrar as superfícies espelhadas do forno.

ALIMENTANDO VIDAS

fotologoprojetoA Oficina de Fogão Solar é a primeira atividade do Projeto Social Alimentando Vidas, que foi criado este ano pelos estudantes Any Caroliny Dantas Santos, Aucilene Vieira dos Santos, Carlos Gomes da Silva Júnior, Carlos Vinícius Vieira Santos, Daniel Luiz dos Santos e Rafaella Santos Coutinho do curso tecnológico de Saneamento Ambiental, que integram desde 2016 o grupo de pesquisa “Amigos Sustentáveis - juntos somos mais”.

Os alimentos arrecadados na oficina serão posteriormente entregues a uma instituição social . O Projeto Social Alimentando Vidas é uma atividade de cunho social e assistência às instituições sociais e aos moradores de rua, com o intuito de arrecadar alimentos, roupas, materiais de higiene e diversos, livros e brinquedos.

O projeto não tem fins lucrativos e, portanto, não pode ter nenhum tipo de arrecadação financeira, sendo proibida a cobrança de taxas de inscrição para participação nas atividades promovidas pelo grupo.