Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Estudante é selecionada para representar Sergipe no Parlamento Jovem Brasileiro
CAMPUS ARACAJU

Estudante é selecionada para representar Sergipe no Parlamento Jovem Brasileiro

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Quinta, 17 de Agosto de 2017, 12h20 | Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2017, 12h20 | Última atualização em Sexta, 18 de Agosto de 2017, 17h33

A aluna obteve 98 pontos em seu projeto de lei que sugere a arborização próximo a indústrias responsáveis pela maior parte de emissão de gases de efeito estufa na atmosfera

parlamento jovem 3Alexia das Graças Paixão Carvalho (17), aluna do segundo ano do curso técnico integrado em Química do Instituto Federal de Sergipe - Campus Aracaju, é a estudante sergipana selecionada pela Câmara dos Deputados para participar do Parlamento Jovem 2017, a ser realizado entre os dias 25 e 29 de setembro, em Brasília. Ela estará reunida com outros 77 alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares, de todo o país, que serão empossados e atuarão como deputados jovens por uma semana.

A aluna obteve 98 pontos em seu projeto de lei, em um total de 100 pontos. Sua proposta sugere a arborização nas áreas próximas a indústrias responsáveis pela maior parte de emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. A ideia de propor esse projeto surgiu quando Alexia cursava o 1º ano. “Estudei uma matéria chamada química ambiental, essa matéria me influenciou ao interesse na área ambiental. Naquele ano também houve a oportunidade de um trabalho de sociologia desenvolvido em sala de aula que proporcionou a experiência de desenvolver um Projeto de Lei . A partir do aprendizado com a matéria e o trabalho de sociologia, pude elaborar o meu Projeto de Lei”.

O resultado final e classificação foram divulgados segunda-feira, dia 14 de agosto, no Portal do Câmara dos Deputados. Alexia concorreu à única vaga destinada ao estado de Sergipe com outros três estudantes: Maria Daniella Moura da Silva, também aluna do Campus Aracaju do IFS; Ariosvaldo Oliveira Neto, do Colégio Estadual Atheneu Sergipense e Niña Victor Ferreira Cardoso, da Fundação Bradesco/Propriá. O processo seletivo teve duas etapas: a pré-seleção, realizada pelas Secretarias de Educação de cada estado e do Distrito Federal, e a seleção final, realizada por servidores da área legislativa da Câmara dos Deputados.

Parlamento Jovem 2O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens. A riqueza de aprendizados é grande e os 78 alunos que são empossados como deputados jovens têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade. Somados à experiência de convivência com as culturas de todas as partes do nosso país, o PJB potencializa a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político.

“Sinto-me realizada por participar do Parlamento Jovem, pois será uma experiência única conhecer o Congresso Nacional e o trabalho(s) dos(as) deputados(as), conviver com outros jovens de todo o Brasil e principalmente refletir sobre a realidade nacional, fortalecendo assim o exercício da minha cidadania”, avalia Alexia.

Para o professor de Sociologia do Campus Aracaju, Alysson Cristian Rocha Souza , que coordenou os trabalhos com as alunas do IFS, o resultado foi espetacular, tanto pela aprovação quanto pelo conceito atribuído ao projeto. “Será uma experiência pessoal e cidadã incrível para Alexia. Contribuirá bastante para a sua formação como cidadã e como pessoa”, afirma.