Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Dois cursos do Campus Aracaju recebem selo de qualidade do Guia do Estudante
Início do conteúdo da página
AVALIAÇÃO

Dois cursos do Campus Aracaju recebem selo de qualidade do Guia do Estudante

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Sexta, 01 de Setembro de 2017, 11h16 | Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2017, 11h16 | Última atualização em Segunda, 04 de Setembro de 2017, 11h59

Publicado pela Editora Abril desde 1984, o Guia do Estudante (GE) é um dos principais veículos de divulgação de Instituições de Ensino Superior do Brasil e de avaliação de cursos superiores de bacharelado e licenciatura

Laboratório QuímicaOs cursos de licenciatura em química e em matemática foram estrelados com conceitos muito bom e bom na avaliação realizada pelo Guia do Estudante no ano de 2017 e constarão, juntamente com os demais cursos ofertados pela instituição, da publicação GE Profissões Vestibular 2018, que passa a circular nas bancas a partir do dia 16 de outubro. O comunicado foi feito ontem, 31, pelo diretor de Redação do GE - Editora Abril, Fábio Volpe.

Na avaliação realizada pelo Guia do Estudante no ano de 2017, a licenciatura em Química do Campus Aracaju obteve conceito 4, a nota máxima é 5. Já a licenciatura em Matemática obteve conceito 3 e também ganhou destaque. Na última avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC) os cursos receberam essas mesmas notas.


Imagem MatemáticaPublicado pela Editora Abril desde 1984, o Guia do Estudante (GE) é um dos principais veículos de divulgação de Instituições de Ensino Superior do Brasil e de avaliação de cursos superiores de bacharelado e licenciatura.

Para o diretor geral do IFS, Campus Aracaju, professor Elber Gama, ao entender que o objetivo do Guia do Estudante – GE da editora Abril é orientar os discentes sobre o que e onde estudar, considerar as diversas variáveis, como mercado de trabalho, cursos de graduação e as instituições de ensino superior em todo país, ver os cursos de licenciatura em química e em matemática estrelados com conceitos muito bom e bom, respectivamente, é motivo de orgulho para o Campus Aracaju. Notadamente por denotar o compromisso e o trabalho coletivo das equipes de servidores e discentes que atuam em todos os cursos de nossa instituição.

O que é a Avaliação

Selo QuímicaÉ uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de cursos de graduação. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (3 estrelas), muito bons (4 estrelas) e excelentes (5 estrelas).


A avaliação de cursos do Guia do Estudante está em sua 24ª edição. Para chegar aos cursos estrelados, a pesquisa segue alguns passos: atualização dos dados das instituições; definição dos cursos que serão avaliados; preenchimento do formulário com informações específicas de cada curso; e pesquisa de opinião com os pareceristas (especialistas que dão as notas aos cursos. Cada um recebe notas de, no mínimo, seis pareceristas). O questionário enviado aos educadores é composto por 13 questões, com temas relativos a corpo docente, produção científica, infraestrutura, relação com o mercado de trabalho e inserção internacional.

Realizada anualmente, a avaliação se desenrola ao longo de nove meses. As estrelas que cada curso recebe é resultado da média das Selo Matemáticanotas recebidas pelos pareceristas. A fim de evitar distorções, são descartadas duas notas: a maior e a menor nota recebida por cada curso. É feita, então, uma média de 4 notas válidas. Desde 2008 os cursos só podem subir ou descer uma estrela a cada ano.


O Ibope Inteligência é o responsável pela consultoria técnica na coleta, sistematização e análise de dados. Os cursos que passaram pela avaliação obtêm um conceito, mas somente são divulgados aqueles que conquistaram três, quatro ou cinco estrelas. Vale lembrar que, por se tratar de uma pesquisa de opinião, os resultados refletem, sobretudo, a imagem que o curso tem perante a comunidade acadêmica.

*Com informações do Guia do Estudante

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57