Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Alunos e professores debatem sobre Educação Matemática Inclusiva
INCLUSÃO

Alunos e professores debatem sobre Educação Matemática Inclusiva

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Quarta, 27 de Setembro de 2017, 11h13 | Publicado: Quarta, 27 de Setembro de 2017, 11h13 | Última atualização em Terça, 03 de Outubro de 2017, 16h28

Para os organizadores do evento é importante produzir uma cultura de inclusão, desde a formação inicial, que deverá permear a prática profissional do docente durante a trajetória de sua carreira, visto que, cada vez mais, as instituições de ensino têm se ajustado às demandas de uma sociedade que valoriza as diferenças e se apropriam de sua função social.

educacao matematica inclusiva 7O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, não passou em branco no Campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe. A Coordenadoria de Licenciatura em Matemática - Colima e o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE prepararam oficinas voltadas para a educação matemática inclusiva. As atividades aconteceram nos dias 21,22 e 23 com a participação de estudantes do curso de licenciatura.

educacao matematica inclusiva 1O objetivo do evento, chamado de 1º Ciclo de Oficinas de Educação Matemática Inclusiva, foi promover momentos de discussão sobre o ensino de matemática com foco na inclusão de pessoas com deficiência na escola, e apresentar alternativas metodológicas para a prática docente nesse contexto.

A educação matemática inclusiva será disciplina obrigatória de Licenciatura em Matemática do IFS - Campus Aracaju, de acordo com a última reformulação do Projeto Pedagógico de Curso. Para os organizadores do evento é importante produzir uma cultura de inclusão, desde a formação inicial, que deverá permear a prática profissional do docente durante a sua carreira, visto que, cada vez mais, as instituições de ensino têm se ajustado às demandas de uma sociedade que valoriza as diferenças e se apropriam de sua função social.

educacao matematica inclusiva 6OFICINAS

Foram oferecidas três oficinas: “Escrita Matemática em Braille”, ministrada pela revisora Braille Flávia Silva Rocha, responsável pelo NAPNE; “Ensino de Trigonometria para Deficientes Visuais”ofertada pela aluna Tayná Lima com orientação da professora mestre Aline Suze e “ O NUMICON na alfabetização matemática de crianças com Síndrome de Down e autismo”com o professor mestre Danilo Lemos Batista. NUMICON é um recurso didático voltado para alfabetização matemática criado na Universidade de Oxford.

“O evento foi uma iniciativa que aproximou as ações da coordenação do curso e o NAPNE. E além de aproveitarmos a temática que o mês de setembro evoca com ações voltadas para a inclusão, considero como uma forma de consolidarmos nosso diferencial ao proporcionarmos atividades voltadas para a Educação Matemática Inclusiva, que inclusive será uma disciplina obrigatória do curso, resultado dessa última reformulação do nosso PPC.”, afirma Danilo Batista.

educacao matematica inclusiva 4Para a revisora Braille, Flávia Rocha, o 1º Ciclo de Oficinas de Educação Matemática Inclusiva foi um evento que muito agregou , já que os estudantes presentes se mostraram interessados no tema abordado em sua oficina. “Foram poucas horas, porém foram bastante proveitosas para todos nós. Em conjunto conhecemos um pouco do Código Matemático Unificado em Braille, e espero que possamos ter outras oficinas como essa”.