Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Semana preparatória reúne dezenas de estudantes
ENADE 2017

Semana preparatória reúne dezenas de estudantes

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Quinta, 09 de Novembro de 2017, 11h46 | Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2017, 11h46 | Última atualização em Quinta, 09 de Novembro de 2017, 11h47

Exame avalia o desempenho dos estudantes de ensino superior e acompanha a evolução dos cursos das instituições. A prova, que acontecerá no dia 26 de novembro, é obrigatória

Enad 1A duas semanas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, graduandos de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju participam de aulas especiais promovidas pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) da coordenadoria do curso, Colima. As atividades começaram segunda-feira, 06, na sala 2-5, com as aulas de Cálculo I, ministrada pela professora Adalgisa Mendonça Mota e Psicologia, com a professora Shirley Santos Teles Rocha. O evento prossegue até sexta-feira, 10, das 13h às 16h40.

Além de ser gratuito, o preparatório é aberto para todos os alunos de Licenciatura em Matemática do IFS e serão computadas as horas complementares. Terça-feira, 07, as professoras Lenira Pereira da Silva ministrou aula sobre Vetores, Aline Suze Torres de Oliveira abordou os Contextos Históricos e Tatiane Carvalho Livi palestrou sobre Linear.

Na quarta, 08, a professora Crislene dos Santos Paixão ministrou aula de Cálculo II e III, enquanto o professor Darkson Kleber Alves da Silva apresentou assuntos das disciplinas da área pedagógica: Sociologia, Educação e Trabalho, Políticas e Gestão Educacional, Didática e Práxis Pedagógicas e Metodologia Científica.

Nesta quinta, 09, os professores Davy Christian Souza Cardoso ministra Análise; Leopoldo Ramos de Oliveira, Probabilidade e Estatística; Luís Anselmo dos Santos Vasconcelos, Geometria e, Rodrigo Bozi Ferrete, Educação Matemática.

Enad 4Amanhã, sexta, 10, a professora Adalgisa Mendonça ministrará aula de Edo, o professor Natanael Oliveira Dantas apresentará as Variáveis Complexas e o professor Maikon dos Santos Livi discorrerá sobre Álgebra.

De acordo com a professora Crislene Paixão, coordenadora do curso, a semana preparatória não é a única ação planejada pelo Núcleo Docente Estruturante com objetivo de auxiliar os alunos para a realização do exame. O núcleo também programou uma palestra ministrada pelo professor Leopoldo Ramos , coordenador da Comissão Própria de Avaliação – CPA/IFS, sobre o Enade e auto avaliação institucional.

Um simulado estava programado para sábado, 11, mas foi transferido para uma data que será posteriormente divulgada pela Coordenadoria de Licenciatura em Matemática. O adiamento aconteceu porque domingo acontecerá a segunda etapa do Enem e como o campus Aracaju do IFS é local de prova, a escola está reservada para o Inep.
Os resultados dessas ações, atesta a coordenadora da Colima, serão “a ampliação de conhecimento para realização de provas e concurso, o que será útil para a visa profissional dos discentes, e maior integração entre aluno-aluno, aluno-professor e professor-professor, contribuindo assim para um melhor clima organizacional; o que refletirá na formação”.

O que é o Enade

Enad 3A cada três anos, o Ministério da Educação aplica a prova para avaliar o desempenho de estudantes do ensino superior e para acompanhar a evolução de um determinado grupo de cursos.O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2017 será aplicado no dia 26 de novembro, com início às 13h30, no horário de Brasília.

O Exame será aplicado para avaliação de desempenho dos estudantes dos cursos de bacharel na área de Arquitetrua e Urbanismo; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automoção; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia; e Sistema de Informação.

A prova também será aplicada para cursos de bacharel ou licenciatura nas áreas de Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras – Português; Matemática; e Química. E licenciaturas em Artes Visuais; Educação Física; Letras – Português e Espanhol; Letras – Português e Inglês; Letras – Inglês; Música; e Pedagogia.

Tecnólogos nas áreas de Análise de Desenvolvimento de Sistemas; Gestão da Produção Industrial; Redes de Computadores; e Gestão da Tecnologia da Informação também farão o exame nessa edição.

*com informações do Inep