Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Pesquisas em Edificações discutem conceito de sustentabilidade
exposição acadêmica

Pesquisas em Edificações discutem conceito de sustentabilidade

Escrito por MARIA DO SOCORRO LIMA | Criado: Quarta, 13 de Dezembro de 2017, 16h46 | Publicado: Quarta, 13 de Dezembro de 2017, 16h46 | Última atualização em Quinta, 14 de Dezembro de 2017, 08h46

Foram apresentados 20 trabalhos científicos, em formato banner, que complementaram as atividades acadêmicas do II Seminário de atualização tecnológica do curso técnico de Edificações, Campus Aracaju, em sua edição 2017, além do objetivo de divulgar a pesquisa produzida pelos alunos da instituição

exposicao coed 1 800x600Aberta à comunidade do campus Aracaju, a exposição acadêmica ocorreu no dia 6 de dezembro, das 13 às 21h, na sala 105, onde os alunos apresentaram ao público visitante o resultado das pesquisas realizadas. Os 20 trabalhos foram orientados pelo professor mestre, engenheiro Zacarias Caetano Vieira, e os objetos de estudo seguiram os eixos temáticos do II Seminário de atualização tecnológica do curso técnico de Edificações do campus Aracaju na edição de 201, realizado no mês de novembro.

Temáticas desenvolvidas

Tendo a sustentabilidade como mote das reflexões provocadas pelos trabalhos apresentados, os alunos diversificaram seus objetos de pesquisa e trouxeram nos títulos os conceitos abordados e a ampliação dos olhares diferenciados em cada abordagem produzida. Aproveitamento de Água Pluvial. Tratamento e Reuso de Água Cinza. Telhado Verde. Jardim Vertical. Pavimento Permeável. Energia Eólica e Uso de Aparelhos Sanitários Economizadores, foram alguns dos temas investigados nos trabalhos apresentados.

exposicao coed 3 800x600Para a coordenadora do curso de Edificações, professora arquiteta Karinne Santiago Almeida Dantas, “eventos como esses, com participação de vários alunos, apresentando trabalhos em diferentes temas, são importantes, pois se configuram como um veículo para se discutir, debater e trocar conhecimentos acerca da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável, tão imprescindíveis nos nossos dias”. A professora ressaltou também que os trabalhos desenvolvidos por alunos do IFS têm tornado possível levar à sociedade o potencial da instituição na área de pesquisa.resultado votacao exposicao coed 600x848

Nesse sentido, a exposição acadêmica se constituiu na complementação de eventos como o II seminário de atualização tecnológica promovido pelo curso de Edificações e outras atividades como as visitas técnicas que envolveram o curso técnico e o bacharelado em engenharia civil, que têm como objetivo ampliar as discussões do campo na interface com a tecnologia e seus usos. "A aprendizagem da problematização do uso do conceito sustentabilidade tem sido prática recorrente nas atividades desenvolvidas por professores e alunos do curso", ressalta professora Karinne. Entre os professores que prestigiaram o evento, estavam presentes Sílvio Renato Costa Silva e Eugênio Figueiredo.

Além da apresentação prática e demonstração do potencial dos alunos, os visitantes escolheram os melhores trabalhos e, o que obteve o maior número de votos foi a pesquisa intitulada Simulação do uso de sanitários economizadores em condomínio residencial de Aracaju/SE.