Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Projeto debaterá o ensino sob a ótica da educação inclusiva e da diversidade
Início do conteúdo da página
ESCOLA & SOCIEDADE

Projeto debaterá o ensino sob a ótica da educação inclusiva e da diversidade

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Quinta, 10 de Mai de 2018, 10h48 | Publicado: Quinta, 10 de Mai de 2018, 10h48 | Última atualização em Quinta, 10 de Mai de 2018, 16h18

Inscrições são gratuitas e estão abertas a partir de hoje, 10/05, pelo Sistema de Publicações do Instituto Federal de Sergipe – Sispubli, e se encerram no dia 15/05. São ofertadas 70 vagas para o evento e todos os participantes terão direito ao certificado

iStock 000018354138 800x600O 2º Ciclo de Palestras Interdisciplinares de Educação (CIPIED 2018.1) acontecerá nos dias 16 e 17 de maio no campus Aracaju e reunirá estudantes de licenciaturas em Química, Matemática e Física, mestrandos em Educação, pesquisadores iniciantes, professores e interessados que dedicam sua formação acadêmica na pesquisa, ensino e extensão. Nesta segunda edição, o evento pretende dialogar e refletir sobre o ensino e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva, da diversidade, tendo como ponto de partida o diálogo entre escola e sociedade.

O CIPIED é uma ação produzida por meio da integração de multimodalidades de ensino do Instituto Federal de Sergipe, cuja finalidade é contribuir para formação e desenvolvimento de licenciados, bem como professores e pesquisadores. Durante dois dias, o campus Aracaju se transformará em um espaço para debates, troca de experiência e reflexões em torno das temáticas de estudos pertinentes ao campo de conhecimento científico na contemporaneidade.

Com o ciclo, espera-se que licenciandos, bem como professores e pesquisadores identifiquem as potencialidades de aplicação da interdisciplinaridade da Educação para os subcampos desta área. Igualmente, espera-se a integração e o intercâmbio de saberes entre multimodalidades de ensino do Instituto Federal de Sergipe e demais instituições, abrindo-se assim possibilidades paro o estabelecimento de parceria institucional para atividades curriculares e extracurriculares e oportunidade de inserção no mercado de trabalho.

“O evento nesta segunda edição, não só estimula o intercâmbio de saberes, como também estabelece parcerias enriquecedoras entre o IFS e instituições nacionais”, afirma o professor mestre Darkson Kleber Alves da Silva.

PROGRAMAÇÃO

DSCN2136 800x600A programação traz palestras, mesa redonda e oficinas. O evento com carga horária total de 20 horas acontecerá na sala 01 – S, das 8h às 18h. A palestra de abertura, no dia 16/05, será com o professor de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe, Antônio Vital Menezes de Souza, doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia e mestre em Aprendizagem e Intervenção Educativa pela Universidade do Quebec – Canadá. Ele falará sobre Alteridades em Educação: diálogos em movimento.

Ainda pela manhã, a professora especialista da Universidade Católica de Salvador – UCSal, Jacqueline Marques de Castro, palestrará sobre O papel do aluno na aprendizagem. A terceira palestra do dia acontece a partir das 14h com o professor mestre da Universidade Tiradentes - Unit, João Mouzart de Oliveira Júnior, que abordará o tema Discursos em movimento: avanços e dilemas sobre a diáspora africana no Brasil.

No segundo dia do evento, dia 17/05, às 8h30, uma mesa redonda discutirá os Contatos Dialógicos Inclusivos na Formação de Professores. Participam da atividade o professor mestre José Adelmo Menezes de Oliveira, professora mestre Josilene Souza Lima Barbosa e a professora doutora Luciana Bitencourt Oliveira, todos do quadro efetivo do Instituto Federal de Sergipe. Em seguida, o professor substituto do IFS, mestre Darkson Kleber Alves da Silva, palestrará sobre Os Processos de comunicação interativa no contexto escolar .

No período da tarde, das 13h30 às 17h30, serão realizadas as seguintes oficinas: Diálogos Inclusivos em Matemática, coordenada pela professora doutora Lenira Silva; Jogos Matemáticos Inclusivos, ministrada pela professora mestre Ana Carla Menezes de Oliveira; Workshop: Formação de pesquisadores, com a coordenação do professor mestre Darkson Kleber, e Roda de Leitura: a guerra não tem rosto de mulher, coordenada pela professora doutora Elza Santos e professora mestre Cristiane Mirtes da Fonseca, docentes do IFS.

COMISSÃO ORGANIZADORA

A atividade é organizada pelas professoras doutoras Elza Ferreira Santos (Coordenadoria de Ciências Humanas e Sociais – CCHS) , Lenira Pereira da Silva (Coordenadoria de Licenciatura em Matemática - Colima) e Shirley Santos Teles Rocha (Colima); as professoras mestres Ana Carla Menezes de Oliveira ( Coordenadoria de Licenciatura em Química - Coqui) e Josilene Souza Lima Barbosa (CCHS) e o professor mestre Darkson Kleber Alves da Silva ( Colima).

Também integram a comissão organizadora as alunas Adriéle Farias Santos, Beatriz Barros Sampaio, Cledna Carla Santana dos Santos, Danielly Maria Nascimento da Silva, Jessiane Silva Carvalho, Maria Carolina Ferreira Rodrigues, Millena Ramos dos Santos e os alunos Hector Souza, Cristian Anderson Fontes Prado, Rafael Luis Barros de Oliveira, Reiclan Araujo Souza, Rogerio Silva Telis e Wilias Santos da Silva.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57