Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Mensagem do diretor-geral destaca desafios da prática docente
CAMPUS ARACAJU

Mensagem do diretor-geral destaca desafios da prática docente

Criado: Segunda, 15 de Outubro de 2018, 16h24 | Publicado: Segunda, 15 de Outubro de 2018, 16h24 | Última atualização em Segunda, 15 de Outubro de 2018, 16h26

Em nota, emitida na manhã desta segunda-feira, 15, o diretor-geral do Instituto Federal de Sergipe - Campus Aracaju,  Elber Gama, deixou mensagem para homenagear categoria

Ser professor(a)...

dia do professor materia 800x600Diante das condições sociais, políticas e econômicas do mundo hodierno, buscar uma acepção para conceituar ”ser professor”, perpassa por: profissão, missão, sacerdócio, vocação, dom, dentre outras. Porém, qualquer que seja o sinônimo escolhido, não há como ser professor(a) sem ser humano e sem gostar do ser humano. Portanto, ser professor é, sobretudo, ser humano.

Ser humano dotado de anseios, desejos, expectativas, emoções, afetividade, vitórias, frustrações, conquistas, projetos, alegrias, tristezas, forças, fraquezas, um ser “normal”.

Tal normalidade é peça fundamental para consecução do seu objetivo sublime, ainda que precípuo, o qual pode ser encontrado cumulativa e concomitantemente em diversos verbos, como: escutar, compreender, orientar, fomentar, transformar, desafiar, transcender, aprender, conduzir, acompanhar, descobrir, protagonizar, ressignificar, inspirar, problematizar, (re)construir, oportunizar, resistir, valorizar, facilitar, encaminhar, desenvolver, desanuviar, simplificar, etc. Inúmeras frases, períodos e parágrafos são possíveis de construir com esses verbos.

Ademais, quantos substantivos e adjetivos se somam a esse processo de construção? Inúmeros também. O importante é que todos se confundirão com a rotina do fazer docente, tendo o aluno(a) como cerne, pois através da retroalimentação cotidiana nele centrada, o(a) professor(a) ensina e aprende! Transforma e é transformado(a)!

Ser professor, então, é olhar e agir em prol do outro!

Parabéns professor(a) pelo seu dia! Aliás, sua prática lhe confere que todo dia é seu dia! Afinal a docência não só se exerce em sala de aula, mas em todo e qualquer espaço, pois não deixamos de aprender em nenhum momento da vida!

Em nome do Campus Aracaju parabenizo-os(as) por todo compromisso, profissionalismo e comprometimento existente em seu fazer pedagógico, por sua abnegação, por dar sentido a vida humanizando os conteúdos, por ser um(a) protagonista no processo ensino-aprendizagem, por ser um semeador de sonhos, por apaixonar-se dia após dia pela arte de educar.

Como diz Paulo Freire, lembrem-se que toda ação educativa deve ser feita no sentido de levar o homem a refletir sobre seu papel no mundo, e assim, ser capaz de mudar este mundo e a si próprio.

Parabéns!

Prof. Elber Ribeiro Gama