Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Atividade acontecerá nesta sexta no campus Aracaju
INICIATIVA SUSTENTÁVEL

Atividade acontecerá nesta sexta no campus Aracaju

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Quinta, 18 de Outubro de 2018, 11h52 | Publicado: Quinta, 18 de Outubro de 2018, 11h52 | Última atualização em Quinta, 18 de Outubro de 2018, 11h58

A programação da 5ª edição do evento começa amanhã, 19, e segue até o dia 28 de outubro com atividades em várias cidades do país. O objetivo é empoderar e trazer soluções para que a meta Lixo Zero seja alcançada no Brasil

lixo zero ifs aju 565x800O campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe, por meio do curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental (CSA) e, dos professores e alunos de Geografia dos mais diversos cursos da instituição, abraça a causa do Lixo Zero e realizará nesta sexta-feira, 19, a partir das 14h, no Espaço de Convivência Leyda Régis, atividades lúdicas de sensibilização e de educação ambiental para contribuir com uma mudança de mentalidade sobre o lixo, os resíduos sólidos, o saneamento e o desenvolvimento sustentável.

O IFS traz a temática: Onde está o saneamento básico da sua cidade? Está no lixo!. As atividades são gratuitas e direcionadas à comunidade acadêmica. “Com este evento, aposta-se claramente na ideia central de que o Lixo Zero é, antes de mais nada, uma atitude cidadã!”, afirma o professor doutor José Wellington Carvalho Vilar, coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental e um dos organizadores da atividade. “Esperamos mobilizar a comunidade acadêmica sobre a importância de práticas sustentáveis com os resíduos sólidos.

O objetivo da Semana Nacional Lixo Zero é mobilizar o maior número possível de organizações para desenvolver atividades de sensibilização e conscientização ambiental sobre a questão dos resíduos, e assim empoderar pessoas e instituições na perspectiva de trazer soluções para essa problemática chave, a fim de se alcançar a sustentabilidade, principalmente nas cidades.

ORGANIZAÇÃO

O evento é uma iniciativa do Instituto Lixo lixo zero ifs aju banner programacao 800pxZero Brasil, uma organização civil e sem fins lucrativos que faz parte do Zero Waste International Alliance. Fundado em 2010, com sede em Florianópolis, o instituto tem como objetivo disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização.

O conceito Lixo Zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do despacho destes materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração.

Uma gestão Lixo Zero é aquela que não permite que ocorra a geração do lixo, que é a mistura de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos.

Pode-se também dizer que Lixo Zero é um conceito de vida (urbano e rural), no qual o indivíduo e consequentemente as organizações das quais ele faz parte, passam a refletir e se tornam conscientes dos caminhos e finalidades de seus resíduos antes de descartá-los.

Programação detalhada

*Com informação do Instituto Lixo Zero Brasil