Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Projeto discute temáticas relacionadas aos valores humanos
RODA DE CONVERSA

Projeto discute temáticas relacionadas aos valores humanos

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Terça, 30 de Outubro de 2018, 12h14 | Publicado: Terça, 30 de Outubro de 2018, 12h14 | Última atualização em Terça, 30 de Outubro de 2018, 12h25

Atividade organizada pelas Coordenadorias de Assuntos Estudantis (CAE) e Ciências Humanas e Sociais (CCHS) foi realizada quinta-feira, 25, na área de convivência do Pavilhão Leyda Régis

nutrindo se de humanidade foto 1 800X600 6Estudantes e servidores estiveram reunidos nos turnos da tarde e noite para conversar sobre sobre amor, alteridade, etnocentrismo, diversidade e respeito, consumismo, entre outros valores e conceitos. Antes do bate-papo, eles assistiram ao documentário “Humano — Uma Viagem pela Vida”, dirigido pelo fotógrafo, diretor e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand, que trata da história de vida de 2 mil pessoas de diversas idades e etnias.nutrindo se de humanidade foto 1 800X600 3

Esta foi a primeira atividade do Projeto “Nutrindo-se de Humanidade” , idealizado pela psicóloga mestre karen Gomes, pedagoga e mestranda em Educação Marize Martins e os professores de Sociologia , mestre Alysson Cristian Rocha Souza e doutora Adeline Araújo Carneiro Farias. O objetivo desta ação é a promoção de rodas de conversa sobre temáticas relacionadas aos valores humanos.

“ Os estudantes e servidores que estiveram presentes ficaram intrigados com os relatos trazidos neste documentário. Foram entrevistadas mais de 2000 pessoas em diversos países pela Fundação “Good Planet” que trata sobre questões socioambientais em todo o mundo, sobre o que eles pensam e sobre como eles vivenciam a humanidade em seus países, tendo como cenário o seu ambiente sócio-cultural, em um determidado período histórico. Foi possível observar que mesmo convivendo em um mesmo momento, há ainda, a despeito da globalização, modos de vida diversos”, avaliou a psicóloga Karen Gomes.

nutrindo se de humanidade foto 1 800X600 4A proposta é estabelecer um espaço democrático de troca e de construção coletiva , com ampliação de horizontes existenciais. “Os que puderam estar presentes, tiveram a oportunidade de levar deste encontro algum aprendizado e de construir com os que lá também estavam”, acrescenta Karen. Nesta primeira edição do evento, os idealizadores do projeto abordaram sobre amor, gênero, tempo e consumismo. A equipe promoverá mais duas atividades com outros trechos deste mesmo documentário.

O filme Human está disponibilizado integralmente no YouTube, em português.