Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Quatro alunos do integrado recebem menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática
CAMPUS ARACAJU

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Quinta, 22 de Novembro de 2018, 12h01 | Publicado: Quinta, 22 de Novembro de 2018, 12h01 | Última atualização em Quinta, 22 de Novembro de 2018, 12h07

A relação de estudantes premiados na #OBMEP2018 foi divulgada ontem (21) e está publicada no portal da competição (www.obmep.org.br)

Screenshot 20181122 0729061A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), competição organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), anunciou nesta quarta-feira (21) a relação de vencedores da sua 14ª edição. Os estudantes Cláudio Valdez Ribeiro, Lucas Andrade,Camille Vitória de Jesus Porto e Daniel Lopes Toso, todos alunos de cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Sergipe, Campus Aracaju, receberam Certificado de Menção Honrosa pela participação na competição, na categoria nível 3.

A olimpíada distribuiu, entre os estudantes de escolas públicas, um total de 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e 40.946 menções honrosas. Os alunos de escolas particulares receberam 75 medalhas de ouro, 225 de prata, 675 de bronze e 5700 menções honrosas. Também foram premiados professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacaram em virtude do desempenho dos alunos. As cerimônias de premiação ocorrerão durante 2019, em data a ser definida.Camille1

A prova da 1ª fase aconteceu no dia 5 de junho. Após a correção das provas, realizada nas próprias escolas, um total de 952.856 estudantes foram classificados para a segunda fase, realizada no dia 15 de setembro, sendo 906.706 alunos de escolas públicas e 46.150 de escolas privadas.

Criada em 2005 com o objetivo de popularizar o ensino da Matemática entre estudantes do ensino fundamental e médio, a OBMEP registrou este ano um novo recorde de escolas inscritas com um total de 54.498 instituições, abrangendo 99,44% dos municípios de todo o país. O número total de inscritos foi de 18.237.996 estudantes do ensino fundamental e médio, oriundos de 48.970 escolas públicas e 5.528 escolas particulares.

Não é a primeira vez que Camille Vitória de Jesus Porto, 15, aluna do 1º ano de Química, se destaca na OBMEP. Em 2017, ela conquistou a medalha de prata disputando, no nível 2, pela Escola Estadual Rodrigues Dórea, por isso ela participa desde terça-feira(20), representando Sergipe, do 6º Encontro do Hotel de Hilbert (EHH) que reúne até sexta-feira (25), em Florianópolis (SC), os 200 estudantes com melhor resultado no 13º Programa de Iniciação Científica (PIC) da OBMEP. Além de Camille, outros 26 alunos do Nordeste participam do evento.

Sobre o encontro

HH 2018 banner iiEm 1925, o matemático alemão David Hilbert apresentou um paradoxo do infinito. Nele há um hotel com quartos infinitos sempre lotados, com um hóspede em cada quarto. Porém, sempre que chega um novo cliente, o gerente pede que os hóspedes mudem para o quarto ao lado.

Em linguagem matemática, é mais ou menos assim: o hóspede do quarto n pula para o quarto n + 1 e assim sucessivamente. Mais conhecido como Hotel de Hilbert, o paradoxo expõe a ideia de que, apesar de sempre lotado, sempre há vagas no Hotel de Hilbert.

Inspirada nesta ideia, a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) criou em 2011 o Encontro do Hotel de Hilbert (EHH) para os alunos com melhor desempenho acadêmico no PIC (Programa de Iniciação Científica Jr).

A 6ª edição do Encontro do Hotel de Hilbert acontecerá em 2018 graças à parceria do IMPA com a Fundação Itaú Social. De 20 a 25 de novembro, os 200 alunos — 132 meninos e 65 meninas — com os melhores resultados no 13º PIC, de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal, farão em Florianópolis (SC) uma imersão no mundo da Matemática.

Na programação haverá conteúdo para todos os gostos, de palestras sobre criptografia, xadrez, astronomia e extração de petróleo a atividades de recreação, jogos e passeios.

Ao todo, 15 professores universitários se revezarão para apresentar os conteúdos propostos no programa e incentivar a garotada a se dedicar à Matemática com prazer.

*com informações da OBMEP