Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Segunda edição do Sarau Delas acontece nesta quinta-feira, 14
MULHER

Segunda edição do Sarau Delas acontece nesta quinta-feira, 14

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Terça, 12 de Março de 2019, 08h51 | Publicado: Terça, 12 de Março de 2019, 08h51 | Última atualização em Terça, 12 de Março de 2019, 08h51

Evento traz uma programação diversificada que inclui palestra, roda de conversa e competições de declamações, foto poesia e expressão corporal com a temática mulheres

sarau delas 2018 5A segunda edição do Sarau Delas, projeto promovido anualmente pela equipe de professores da Coordenadoria de Ciência Humanas e Sociais (CCHS) do Instituto Federal de Sergipe - campus Aracaju, será em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O evento é aberto à comunidade acadêmica (alunos , servidores e colaboradores) e para participar basta comparecer aos locais (área de convivência do Pavilhão Leyda Régis e ginásio de esportes) onde acontecerão as atividades.

No turno da manhã, a programação terá início às 8h20 com a palestra “Posso ou não posso? Isso é trabalho de homem ou de quem sabe fazer?” que será ministrada pela professora doutora Elza Ferreira, docente da CCHS do campus Aracaju. Em seguida, acontece uma roda de conversa com as professoras Danyelle Mousinho e Leila Buarque, da coordenadoria de Eletrônica (COELN) e professora Crislene dos Santos Paixão, da coordenadoria de Licenciatura em Matemática (Colima).

sarau delas 2018 25

Também será aberta pela manhã a exposição de banners “Mulheres na Ciência e na Arte” . As competições artísticas prometem movimentar o campus Aracaju, das 10 h às 12h, trazendo emoção e criatividade nas declamações de poesias com autoria feminina, expressão corporal e concurso de foto poesia. As apresentações acontecerão no espaço de convivência Leyda Régis. Das 12h às 13h, haverá apresentação musical com estudantes.

No turno da noite, as atividades serão iniciadas às 18h30 com as apresentações musicais dos professores Dirceu Passos e Alysson Rocha (CCHS). Em seguida, acontecerá a palestra “Posso ou não posso? Isso é trabalho de homem ou de quem sabe fazer?” ministrada pela professora doutora Adeline Carneiro, docente da Coordenadoria de Ciência Humanas e Sociais, e logo depois roda de conversa com as professoras Helena Bonaparte , coordenadoria de Química (COQUI), e Lenira Pereira (Colima). Os estudantes participarão de atividades lúdico-pedagógicas como competições com a temática alusiva ao dia internacional das mulheres.

O projeto

sarau delas 2018 22Esta ação pretende estimular a participação e a discussão de toda comunidade do IFS/Campus Aracaju acerca dos desafios enfrentados pelas mulheres no âmbito social, artístico e científico-tecnológico, além de contribuir com a equidade de gênero. “Nosso objetivo é compartilhar experiências e informações acerca dos desafios que a formação profissional e o mercado de trabalho colocam para as mulheres. Com isso, deseja-se aproximar as discussões do tema com a experiência de estudantes e servidoras para que, de forma empática e espontânea, possam partilhar com suas vivências. Para isso, foram convidadas profissionais do Instituto, professoras das áreas técnico-tecnológicas de Eletrônica e Informática, além das disciplinas das Ciências da Natureza (Quimica e Fisíca) e Matemática”, explica a coordenadora da CCHS, professora Daniele Barbosa de Souza Almeida.

Os organizadores do Sarau Delas esperam com esta segunda edição a consolidação do evento no calendário acadêmico do campus Aracaju e um maior envolvimento de estudantes, servidores e colaboradores. “Desejamos, também, que as ideias de igualdade, respeito reverberem por toda a comunidade para assim estimularmos o crescimento acadêmico e a formação cidadã”, acrescenta Daniele Barbosa.