Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Olimpíada Brasileira de Robótica está com inscrições abertas para etapa estadual
EVENTO CIENTÍFICO

Escrito por MARIA DO SOCORRO LIMA | Criado: Quarta, 24 de Abril de 2019, 17h31 | Publicado: Quarta, 24 de Abril de 2019, 17h31 | Última atualização em Quarta, 24 de Abril de 2019, 18h20

A etapa estadual do evento será realizada em duas fases da modalidade teórica e uma prova prática realizada no Instituto Federal de Sergipe - campus Aracaju, instituição que sedia o evento no estado desde a primeira edição

Destinada a estudantes de escolas públicas ou privadas do ensino fundamental, médio ou técnico, no âmbito do território nacional, a Olimpíada brasileira de robótica (OBR) está com inscrições abertas até 17 de maio, em sua edição 2019. Para participar nas modalidades teórica e prática, o interessado deve realizar sua inscrição gratuitamente por meio do sistema Olimpo, www.sistemaolimpo.org até 17.5.2019.

Existem duas etapas de inscrição: o cadastro do aluno por meio do sistema Olimpo e a inscrição do aluno, efetuada pelo professor tutor responsável pelo aluno, que deve vincular o estudante à modalidade a qual ele irá participar. Veja o manual de inscrição.

Os candidatos podem participar das etapas teóricas e prática, porém, podem se inscrever também para uma das fases apenas: teórica ou prática. Acesse também o site da OBR para obter informações completas sobre os procedimentos a fim de efetuar a inscrição.

Na modalidade teórica, o evento possui duas fases: a primeira ocorrerá no dia 7 de junho de 2019, nas escolas participantes, com horários a serem definidos pelo professor orientador do aluno. A segunda fase da prova teórica será realizada no dia 23 de agosto, no Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, instituição que sedia a OBR desde sua primeira edição, em 2007.

A comissão organizadora da etapa estadual é formada pelo professor Renan Oliveira Silva que responde como coordenador geral e pela professora Leila Buarque Couto de Matos, vice-coordenadora do evento, docentes da coordenadoria do curso técnico de Eletrônica (COELN), do campus Aracaju.

A modalidade prática da competição científica será realizada entre 27 a 30 de agosto no IFS, campus Aracaju, das 8 às 17h.

Histórico

A Olimpíada brasileira de robótica (OBR) é uma das competições brasileiras que se utilizam da robótica como temática, teve sua primeira edição realizada em 2007 e, de lá para cá, seu objetivo principal é estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar cidadãos talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem.

Destinado a estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de instituições públicas ou privadas, a OBR é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos, que tem recebido apoio de instituições como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A OBR é realizada por meio de suas fases teóricas e prática e mesmo os estudantes que não tiveram contato ainda com a robótica podem se inscrever para participarem da competição.

Segundo a coordenação nacional do evento, divulgar a robótica, suas aplicações, possibilidades, produtos e tendências, é uma forma de estimular a formação de uma cultura associada ao tema tecnológico, proporcionando a formação de um cidadão que se relacione melhor com a tecnologia e também a formação de um mercado consumidor consciente e, portanto, exigente para produtos tecnológicos, no país, nos próximos anos.

Resultados obtidos

Para os organizadores nacionais e locais, a robótica como temática tem permitido o surgimento de um novo leque de atividades práticas construtivas. Kits robóticos têm sido frequentemente utilizados em escolas de ensino fundamental a universidades, com excelentes resultados e mudança de paradigma para o aprendizado baseado na experimentação, trabalho em grupo e motivação dos alunos.

Experiências relevantes durante a realização do evento têm demonstrado, para os organizadores, que a robótica pode atuar como atividade de inclusão, não apenas no uso da tecnologia digital, mas socialmente, o que leva estudantes a se integrarem de maneira efetiva à comunidade escolar e à sociedade. A robótica tem sido utilizada como ferramenta para o ensino de conteúdos transversais, como ciências, física, geografia, história, matemática e português.

Com informações do site oficial da OBR.