Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Cerca de 700 alunos do campus Aracaju estão inscritos na OBMEP 2019
MATEMÁTICA

Cerca de 700 alunos do campus Aracaju estão inscritos na OBMEP 2019

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Quinta, 16 de Mai de 2019, 12h01 | Publicado: Quinta, 16 de Mai de 2019, 12h01 | Última atualização em Quinta, 16 de Mai de 2019, 19h05

A 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)

cartaz OBMEP 2019 326x800pxA aplicação da prova será no dia 21 de maio,pela manhã, das 8h ás 10h e das 14h às 16h30, no turno da tarde, no campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe (IFS). De acordo com a coordenadora local, professora Adalgisa Mendonça Mota, as salas serão definidas e divulgadas posteriormente pela comissão organizadora. Todos os alunos dos cursos técnicos integrado ao ensino médio estão inscritos e poderão participar da competição, basta comparecer no dia, horário e local da prova. O evento é gratuito.

A 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2019) é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). É promovida com recursos oriundos do contrato de gestão firmado pelo IMPA com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e com o Ministério da Educação (MEC).

Em 2019, a OBMEP para os Níveis 1, 2 e 3 será realizada em Fase Única. Os alunos do campus Aracaju estão inscritos no nível 3, categoria destinada aos estudantes matriculados em qualquer série do ensino médio. A prova consta de seis questões, sendo que cada questão vale 50 pontos, totalizando, assim, 300 pontos. Para a determinação da premiação, será considerada apenas a pontuação do aluno na Fase Única.

São objetivos da OBMEP estimular e promover o estudo da matemática no Brasil; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que o maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; promover a difusão da cultura matemática e identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas.

PREMIAÇÃO

Serão oferecidos prêmios aos alunos que obtiverem as melhores pontuações finais, em ordem decrescente de pontuação: Medalhas de Ouro, Medalhas de Prata e Medalhas de Bronze. As quantidades de medalhas oferecidas atenderão aproximadamente a proporção 1 : 2 : 3, em cada nível. 1 Serão oferecidas Menções Honrosas a critério da banca. A cerimônia de premiação é realizada anualmente durante a Semana Olímpica, que é uma atividade da Olimpíada Brasileira de Matemática envolvendo estudantes medalhistas dessa competição.