Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Exposição divulgará trajetória do ensino técnico profissional em Sergipe
Início do conteúdo da página
MEMORIAL IFS

Exposição divulgará trajetória do ensino técnico profissional em Sergipe

Escrito por MARIA DO SOCORRO LIMA | Criado: Segunda, 20 de Mai de 2019, 12h16 | Publicado: Segunda, 20 de Mai de 2019, 12h16 | Última atualização em Segunda, 20 de Mai de 2019, 12h45

O objetivo principal da iniciativa, promovida pela Coordenadoria Geral de Protocolo e Arquivo (CGPA) é dar à comunidade acadêmica o conhecimento sobre a história da instituição, bem como despertar o sentimento de valorização do patrimônio,de pertencimento e identidade

imagem capaNos dias 23, quinta-feira, e 24 de maio, sexta-feira, alunos e servidores terão a oportunidade de conhecer mais sobre a história do Instituto Federal de Sergipe (IFS), a partir da II exposição do Memorial do IFS, que nesta oportunidade abordará a transformação da sociedade pela educação profissional. A exposição será realizada no campus Aracaju, no pavilhão próximo ao espaço Leyda Regis, onde as palestras e depoimentos serão proferidos.

A Coordenação Geral de Protocolos e Arquivo (CGPA) informou que a II Exposição do Memorial do IFS, anteriormente marcada para os dias 15 e 16 de maio, foi transferida para os dias 23 e 24 de maio, em virtude da paralisação ocorrida no dia da abertura de sua realização. Segundo a coordenação do evento, nas novas datas, a programação do evento será mantida.

Programação

Na exposição que ficará à disposição da comunidade no dias 23 e 24.5, das 9 às 16h, o acervo será composto por fotografias e objetos que representam a trajetória histórica do Instituto Federal de Sergipe em suas diversas fases e, tem como objeto uma abordagem que dará a conhecer à nossa comunidade acadêmica a história da educação profissional no estado de Sergipe.

Após a abertura oficial, às 9h, no dia 23.5, será apresentada pela arquivista Dulce Elizabeth Lima de Sousa e Silva, uma pesquisa produzida pelo professor Amâncio Cardoso dos Santos Neto, sobre a Escola de Aprendizes Artífices de Sergipe (1911-1942), instituída pelo decreto n. 7.566 de 23 de setembro de 1909, pelo então presidente Nilo Peçanha(1867-1924), sob o tema: Construção histórica da antiga Escola de Aprendizes Artífices até a ifetização (1909 a 2008).

Em sequência, haverá a palestra O caminhar da história do antigo Patronato São Maurício até a ifetização (1924 a 2008), proferida pelo professor Alberto Aciole Bomfim, sobre a trajetória do patronato São Maurício (1924-1926), que se constiui em uma das fases da antiga Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão-Sergipe, no contexto histórico do ensino profissional no Brasil.

No dia 24, pela manhã, haverá depoimentos de dois ex-alunos. O professor e radialista Jairo alves estudou na Escola Industrial de Aracaju entre 1962 a 1964 e, apresentará seu depoimento sobre a instituição.

O servidor do Instituto Federal de Sergipe-campus São Cristóvão, Almir Alves da Costa, foi aluno da antiga Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão/SE entre 1987 a 1989 e, dará seu depoimento sobre o tempo em que estudou na instituição.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57