Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Inscrições abertas para o I Seminário de Reutilização de Lona de Banners
SUSTENTABILIDADE

Inscrições abertas para o I Seminário de Reutilização de Lona de Banners

Criado: Segunda, 16 de Setembro de 2019, 16h12 | Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2019, 16h12 | Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2019, 16h19

Evento é gratuito e os interessados devem se inscrever no Sistema de Publicações do IFS – Sispubli

Logomarca FinalO Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, por meio da coordenadoria do curso técnico em Edificações, realizará no dia 10 de outubro o I Seminário de Reutilização de Lona de Banners. Entre as atividades, estão previstas palestras e exposição de materiais sustentáveis. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas, e as inscrições estão abertas no Sistema de Publicações do IFS – Sispubli até 8 de outubro.Programação

O seminário tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar à comunidade interna e externa sobre a importância da reciclagem e da doação de materiais que não tem mais utilidade. O evento é resultado do Projeto intitulado “Reutilização de Banners em Lona na confecção de produtos sustentáveis “, das professoras Sheilla Costa dos Santos, mestre do curso técnico em Edificações, e Marilda Colares Jardelina dos Santos, mestre do curso técnico em Segurança no Trabalho, que vem sendo executado desde dezembro de 2018, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX/IFS).

A programação terá início às 9h no IFS - campus Aracaju , sala 1-S, e seguirá durante todo o dia, até às 17h30. O seminário terá sete palestras: Cidadania e Sustentabilidade, Resíduos Sólidos no Brasil: Dimensões e Desafios, Precipitações Intensas na Região Metropolitana de Aracaju, Sustentabilidade na Construção Civil, A Importância das Ações Coletivas na perspectiva de Sustentabilidade do Bairro Jabotiana, Jogos Ambientais e Educativos e Confecção de protótipos com Lona de Banners.

Será realizada, durante o evento, uma exposição de protótipos confeccionados com a lona dos banners coletados no ponto de entrega voluntária que funciona no IFS - campus Aracaju desde junho deste ano. Entre os produtos estão estojos, porta-canetas, mochilas, capas de proteção de equipamentos, dentre outros. “Grandes são os desafios para se alcançar a sustentabilidade nas escolas, mas não impossíveis. Com este evento, pretende-se proporcionar na sociedade a conscientização sobre os problemas ambientais e econômicos, gerados pelo acúmulo dos resíduos de banners e de outros materiais. Espera-se , ainda, que a comunidade acadêmica se 20190821 160918preocupe mais com a proteção e melhoraria do meio ambiente, e adotem práticas sustentáveis não apenas nas instituições , mas também em sua vida social e profissional”, afirma a professora Sheilla Costa dos Santos.

O Projeto

A “Reutilização de Banners em Lona na confecção de produtos sustentáveis “ tem como objetivo gerar diversos produtos através de Banners já utilizados em eventos, de forma a preservar o meio ambiente. Uma das ações do projeto foi a instalação de caixas para coleta de Banners nas áreas geradoras do Instituto Federal de Sergipe, Campus Aracaju e São Cristóvão, e desenvolver diversos protótipos de produtos, por meio da aplicação de conceitos de modelagem plana e costura. Com isso, foi criado o Projeto Recicla Banners, o qual faz parte do Programa Institucional de Extensão (PIBEX) do Instituto Federal de Sergipe (IFS).

“Diversos materiais são utilizados na comunicação visual a exemplos dos Banners, confeccionados e utilizados em larga escala em eventos de médio ou grande porte, como congressos, seminários, e atividades de ensino, 02pesquisa e extensão. O que se observa, é que alguns desses materiais têm ciclo de vida curto e não tem utilidade, sendo colocados, muitas vezes, em algum canto, juntando poeira e ocupando espaço. No entanto, observa-se, ainda, que muitos desses materiais são utilizados apenas uma vez, ou em alguns casos, por um determinado período de tempo, e normalmente vão parar no lixo, gerando milhares de toneladas de lixo de lonas usadas, as quais vão se acumulando, de ano em ano, nos lixões e aterros sanitários das grandes cidades”, esclarece a professora Sheilla Costa.

A equipe participante do projeto é formada pela orientadora Sheilla Costa, coorientadora Marilda Colares, aluna bolsista Lissiane Melo dos Santos, alunos voluntários Layse Souza Sampaio, Dayana Kelly Araújo Santos e Duane de jesus Silva, além do suporte do professor José SérgioFilgueiras Costa e do aluno Carlos Gomes da Silva Júnior.