Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Alunas participam de programa nacional do Google
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Alunas participam de programa nacional do Google

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Terça, 12 de Novembro de 2019, 11h35 | Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2019, 11h35 | Última atualização em Terça, 12 de Novembro de 2019, 11h48

O Mind The Gap Brasil 2019 reuniu mais de 80 estudantes selecionados de todo o Brasil

519DBAB8 252B 467A A35D 3F5FF6DCBE02 bBruna Marcelle Silva dos Santos (16), Lorena Gabriele dos Santos Ferreira (16), Maria Eduarda Santos Correia (17) e Zaiany Santos Alves, alunas de cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus Aracaju, participaram da terceira edição do Mind The Gap Brasil, que  aconteceu de 31 de outubro a 1º de novembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento promovido pelo Google, em parceria com a consultoria Ideias para o Futuro, tem o objetivo de incentivar o público feminino a buscar mais informação e formação nas áreas de Engenharia, Matemática, Ciência e Tecnologia.DSC 0420

Durante dois dias, no escritório do Google em Belo Horizonte e em laboratórios da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as quatro alunas participaram de palestras, discussões sobre carreiras em tecnologia, oficinas e atividades práticas. “Participar deste evento foi incrível porque ele abriu os horizontes. A gente passa a pensar em coisas diversas e a entender que o mundo vai além das possibilidades que existem aqui no IFS. Temos um espaço a ser conquistado!” afirma Lorena Gabriele, aluna do segundo ano de Eletrotécnica.

DESEMPENHO ACADÊMICO

Em reconhecimento ao desempenho acadêmico, o Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, que em 2018 conquistou o primeiro lugar, entre as DSC 0399 binstituições públicas, no Exame Nacional do Ensino Médio, foi convidado a indicar quatro alunas do segundo ano do ensino médio que apresentasse interesse em seguir carreira em tecnologia, especialmente Engenharia, para participar do Mind the Gap Brasil com todas as despesas custeadas pelo Google.

“A participação no evento é de grande relevância para as estudantes, as quais além de imergir no universo das ciências exatas e da tecnologia, enquanto possibilidade real para inserção das mulheres, podem também ser disseminadoras desse conhecimento e experiência junto às demais alunas. Para a instituição, além da relevância para o processo ensino-aprendizagem, ressalta a qualidade do ensino ofertado, uma vez que a escolha da instituição se deu em razão dos resultados obtidos no último Enem”, avalia o diretor-geral do IFS - campus Aracaju, professor Elber Ribeiro Gama.

Acreditando que diversidade é essencial para gerar inovações, que sejam inclusivas e impactem toda a sociedade, a escolha das alunas buscou representar a maior diversidade possível,  com alunas representando algum grupo minoritário (estudantes negras, indígenas, população de baixa renda, LGBT, entre outras minorias).DSC 0410 b

RECONHECIMENTO

“Nunca imaginei que teria a chance de participar desse evento, justamente por ser minoria . Se não fosse pelo IFS e pelo Google, não teria essa oportunidade única de conhecer pessoas e mundos diferentes. Um leque de possibilidades se abriu diante de mim. Eu nunca desejei fazer computação justamente por não ter sido apresentado a essa área. Ouvia dizer que era uma área difícil , dominada por meninos porque as meninas não têm capacidade, mas é o machismo que afasta as mulheres. O evento ajudou a entender que se uma menina quer ela consegue, tanto quanto o menino”, afirma Bruna Marcelle , aluna do 2º ano de Química.

O Mind The Gap Brasil espera , como resultado, fomentar a participação das mulheres nas áreas das ciências exatas e da tecnologia. “A palavra mais B869B0FF 4D98 495C B541 CCE90EDB254D butilizada em todo esse evento foi diversidade. A proposta foi integrar e fazer com que nós meninas sentíssemos acolhidas na área da computação , dominada por homens e que, infelizmente, as mulheres estão perdendo espaço. Fomos pioneiras e passamos de maioria para minoria. O evento abriu novos horizontes e novas possibilidades”, afirma Maria Eduarda, segundo ano de Informática.

O evento, que começou em Israel, foi trazido para o Brasil em 2014, com edições locais. Desde então, foram contempladas 360 estudantes. É a primeira vez que a empresa organiza o encontro em nível nacional. Das 100 vagas, 20% são destinadas a meninas premiadas em olimpíadas na área de exatas. Do restante, metade vai para colégios particulares e a outra para os públicos. As escolas com o melhor desempenho no Enem são convidadas e indicam duas alunas com as melhores notas na área de exatas. O IFS - campus Aracaju foi contemplado podendo indicar quatro alunas.

“Eu resumiria o evento em maravilhoso porque ele atendeu a tudo que foi proposto. A maioria das meninas saiu de lá com uma nova ideia da Informática e o objetivo foi exatamente esse, trazer para as meninas uma visão do que é computação . Para mim, que faço o curso de Informática, o Mind The Gap Brasil foi decisivo para minha vida acadêmica e profissional futura. Um divisor de águas em minha vida”, garante a aluna Zaiany, do 2º ano de Informática.