Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Escritório Modelo de Turismo realiza ação educativa na Barra dos Coqueiros

Escritório Modelo de Turismo realiza ação educativa na Barra dos Coqueiros

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 09h19 | Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 09h19 | Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2019, 09h19

Atividade aconteceu na primeira semana de novembro no município que fica a 8 km de Aracaju

IMG 20191101 102312055O Escritório Modelo de Turismo, Emtur, do Instituto Federal de Sergipe (IFS) realizou no dia 1º de novembro, das 9h às 13h, uma trilha ecológica em uma área protegida na Atalaia Nova, município da Barra dos Coqueiros, que está sob a guarda e cuidados do produtor cultural Guga Viana. A proposta de extensão educativa envolveu estudantes do curso de Gestão em Turismo do IFS - campus Aracaju e alunos do ensino fundamental do 3º e 4º anos da Escola Reunidas Coelho Neto, que fica na Atalaia Nova.

IMG 20191101 105824968

A atividade é uma ação idealizada pela professora doutora Nara Souza, coordenadora do Escritório Modelo e docente nos cursos técnico de Guia de Turismo e superior em Gestão de Turismo, a partir de diálogos com atores sociais do município da Barra dos Coqueiros, onde foram apresentadas demandas socioambientais pela Comissão de Preservação de Áreas Permanentes – APP e por Guga Viana, preservador dos recursos naturais , especialmente do manguezal que cerca sua residência.

“Aliado a esses pedidos, as disciplinas Planejamento Ambiental e Políticas Públicas, que eu ministro, demandavam atividades práticas e maior envolvimento pragmático com o derramamento de óleo nas praias e estuários de rios sergipanos. Assim, como coordenadora do Escritório Modelo de Turismo, foi proposto que extensões educativas fossem executadas num direcionamento de compreensão sobre crimes e desastres ambientais e suas repercussões no ecossistema”, explica Nara Souza.

A atividade aconteceu em dois momentos. No dia 1º de novembro, aconteceu a trilha ecológica com os estudantes de Gestão em Turismo e as turmas do IMG 20191107 073320000ensino fundamental da escola municipal. Já no dia 7/11, aconteceu um encontro , no campus Aracaju, com a equipe da Comissão de Preservação de Áreas Permanentes – APP , sob a responsabilidade de Edson Aparecido, membro do Gabinete de Crise de Sergipe e da União.

“A proposta foi intermediar parcerias e um estreitamento de conhecimentos entre corpo discente dos cursos de Turismo do IFS - Campus Aracaju e alunos da educação fundamental do ensino público de Sergipe, bem como diálogos entre gestores públicos, ambientalistas e atores sociais que possuem trabalhos exitosos e responsabilidades socioambientais, para realização de experiências pragmáticas, correlacionando teoria à práticas sustentáveis, em áreas de proteção ambiental, fazendo um trabalho de conscientização com a interação de todos os envolvidos”, avalia a coordenadora do Escritório Modelo de Turismo.

IMG 20191101 114803842 IMG 20191107 075702309