Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Campus Aracaju será representado por 500 alunos do integrado
COMPETIÇÃO

Campus Aracaju será representado por 500 alunos do integrado

Criado: Sexta, 06 de Março de 2020, 11h06 | Publicado: Sexta, 06 de Março de 2020, 11h06 | Última atualização em Sexta, 06 de Março de 2020, 11h06

Evento quer estimular e promover o estudo da matemática no Brasil

cartaz 2020Cerca de 500 estudantes de cursos técnicos integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, estão inscritos na primeira fase da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, competição realizada anualmente pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Este ano a 1ª Fase ocorrerá em 26 de maio e estará composta por uma prova de 20 questões de múltipla escolha.

A aplicação da prova será das 8h ás 10h30 e das 14h às 16h30, no IFS. O aluno poderá escolher o horário que quer fazer o exame. Para participar, basta comparecer no dia, hora e local. As salas serão definidas e divulgadas posteriormente pela comissão organizadora. A OBMEP é dividida em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade dos estudantes. O nível 1 é voltado para os alunos do 6º ou 7º ano do ensino fundamental, o nível 2 para os alunos do 8º ou 9º ano do ensino fundamental, e o nível 3 para os alunos de todas as séries do ensino médio. Jovens e adultos, matriculados na modalidade EJA, também podem ser inscritos pela escola, conforme os níveis descritos anteriormente.

Segundo a coodenadora local da OBMEP, professora Adalgisa Mendonça Mota, da coordenadoria de Licenciatura em Matemática (Colima), os alunos do IFS campus Aracaju estão inscritos no nível 3, categoria destinada aos estudantes matriculados em qualquer série do ensino médio.

A OBMEP disponibiliza conteúdo para que os estudantes possam se preparar para as provas durante todo o ano. Entre os materiais didáticos oferecidos pela OBMEP estão videoaulas, banco de questões, provas de anos anteriores, simulados, apostilas e uma seção de links interessantes - http://www.obmep.org.br/ Em 2019, mais de 18 milhões de estudantes oriundos de 99,71% dos municípios brasileiros participaram da olimpíada, que é aplicada em duas fases.

A segunda fase, que consiste em uma prova discursiva de seis questões, será aplicada em 26 de setembro apenas aos alunos classificados. A divulgação dos premiados está prevista para acontecer dia 8 de dezembro.

A premiação

Os alunos com melhor desempenho na competição serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) . Os professores das escolas também recebem prêmios.

Criada em 2005, a OBMEP objetiva descobrir jovens talentos para a Matemática, além de contribuir para estimular o estudo da disciplina e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

*com informações da OBMEP