Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Professores criam projeto online para compartilhar conhecimento
INICIATIVA

Professores criam projeto online para compartilhar conhecimento

Criado: Terça, 26 de Janeiro de 2021, 13h31 | Publicado: Terça, 26 de Janeiro de 2021, 13h31 | Última atualização em Terça, 26 de Janeiro de 2021, 13h45

“CCHS Convida” é o nome intitulado para o projeto criado por seis professores da Coordenadoria de Ciências Humanas e Sociais

Por Francielle Oliveira | com supervisão profissional de Marineide Bonfim (MTb 495/SE)

FF74FFF7 B7E4 4C23 9F60 18F71FBC65F9A proposta surgiu em abril de 2020, durante a pandemia de coronavírus, através do Instagram oficial da Coordenadoria de Ciências Humanas e Sociais do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, com intuito de contribuir para o enfrentamento de problemáticas contemporâneas, como a crise da saúde acarretada pela covid-19 e de promover diálogos mediados pela tecnologia entre os professores, alunos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio e comunidade externa.

Comandado pelas professoras Cristiane Mirtes (Língua Portuguesa), Adeline Carneiro (Sociologia), Daniele Almeida (Inglês), Iara Bichara (Espanhol), Jane Velma (Biologia) e pelo professor Alysson Cristian (Sociologia), o projeto surgiu despretensiosamente. “O desejo de nos aproximarmos, nos fez perceber a vontade de apresentar a toda a comunidade os nossos professores “humanos demasiados humanos” e um pouco da intimidade e projetos de cada um, entre tantas reuniões, durante o início da quarentena, seis professores desassossegados, no sentido positivo da palavra, começaram a elaborar atividades que chamavam a atenção dos discentes”, explica a professora Cristiane Mirtes.

Um dos objetivos do projeto é inserir nas atividades os componentes curriculares do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. “Os assuntos escolhidos sempre estavam associados a infindáveis possibilidades de aplicação destes junto aos componentes curriculares, de forma lúdica e interativa”, acrescenta a professora Mirtes.

As atividades constituíram em práticas do ensino remoto, assim como foram usadas como atividades complementares, cumprindo o objetivo de divulgação do setor e mobilização do público em geral.

Quadros do “CCHS CONVIDA”

O quadro principal intitulado “Café com Debate” consiste na promoção de lives e aborda temas de sugestões enviadas em mensagens diretas no Instagram por discentes em consenso com a equipe do projeto. Além da presença virtual dos estudantes, o quadro conta com a participação da comunidade externa, possibilitando uma discussão plural e significativa.

Entre os assuntos escolhidos, a prioridade é para temas pertinentes e atuais, contando com convidados membros do IFS, professores, técnicos ou discentes e um convidado externo. Entre os temas já abordados estão saúde mental, tecnologias, homofobia, racismo e sergipanidade.

Com o êxito das lives no Instagram a equipe decidiu ampliar o cronograma de postagens e os professores incluíram os quadros fixos: “Fica a Dica”, “Conhecendo a CCHS” e “#TBT”. O quadro “Fica a Dica”, teve ampla contribuição dos discentes e comunidade externa, que deram dicas de gastronomia, música e leitura, além de dicas elaboradas pelos alunos apresentando algo prático aprendido durante o curso.

“Conhecendo a CCHS” surgiu com intuito de apresentar, valorizar e homenagear os professores que fazem parte da Coordenação de Ciências Humanas e Sociais do Campus Aracaju. E o #tbt vem para recordar momentos do cotidiano institucional e os eventos e ações que foram realizadas pela CCHS.

Acompanhe o Instagram do projeto: @cchs.ifs.aracaju