Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Minicurso sobre química dos cosméticos será aberto segunda, 12
INSCRIÇÕES ABERTAS

Minicurso sobre química dos cosméticos será aberto segunda, 12

Criado: Sexta, 09 de Julho de 2021, 13h18 | Publicado: Sexta, 09 de Julho de 2021, 13h18 | Última atualização em Segunda, 12 de Julho de 2021, 09h46

Para se inscrever basta acessar o Sistema de Publicações do IFS (). O evento é gratuito e destinado a todos os estudantes do IFS, servidores e público externo em geral

IMG 5354Por Marineide Bonfim

Estão abertas as inscrições para o minicurso intitulado “Cosméticos – Aspectos Químicos da Produção e Controle de Qualidade” que ocorrerá entre os dias 12 e 15 de julho, das 19h às 21h, via google meet. O evento é uma iniciativa da professora Meire Ane Pitta Costa e do professor Anderson Dantas de Souza, da Coordenação de Química do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, com a organização da empresa júnior do curso de Licenciatura em Química, Chemistry Jr.

As inscrições gratuitas acontecem via Sistema de Publicações do IFS, Sispubli, e estão abertas a todos os discentes do IFS, servidores e público externo em geral, porém é requerido algum conhecimento prévio dos fundamentos da química. O minucurso será ministrado por Ingrid Ferreira, da Founder & CEO|Biochem, que é graduada em Química Industrial e mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de São Paulo.

O evento é resultado de uma pesquisa realizada pela Chemistry Jr com o objetivo de identificar os temas de maior interesse dos alunos do IFS com foco na área da química e que foi amadurecido a partir da live O Dia da Indústria, realizada em 24 de maio para enaltecimento deste setor fundamental à economia do país. “Convidamos profissionais com atuação industrial para trazer suas experiências. Uma delas era a engenheira química Isis Vidal, atuante em uma indústria de uma importante marca de cosméticos. Então, dada a grande repercussão, a professora Meire e eu estruturamos a proposta de um minicurso de 8h que poderia ser oferecido pela Chemistry Jr.”, informa o professor Anderson.

Os cosméticos são produtos gerados pelo setor econômico denominado Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) e é um dos mais lucrativos do mundo. No Brasil não é diferente. Em 2020, o Painel de Dados de Mercado da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) apontou que o crescimento registrado correspondeu a 5,8% em relação ao ano anterior. “É um crescimento sustentado e chama atenção sobretudo por ocorrer em um ano de grandes dificuldades econômicas provocadas pela pandemia que perdura, comparável apenas ao setor de saneantes”, avalia Anderson Souza, docente de Indústria Química no IFS.

A aluna de Licenciatura em Química do IFS, Brenda Avany, presidente da Chemistry Jr, afirma que o tema atrai o interesse de muitos estudantes de química, seja da graduação ou em nível técnico. Já a professora Meire Pitta, idealizadora da empresa júnior, avalia que o minicurso é uma oferta para que se crie mais conhecimento acerca do tema e que novas oportunidades, até mesmo de empreendedorismo, possam surgir.

Confira a programação: