Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Projeto oferta oficinas a estudantes para desenvolver habilidades socioemocionais
INICIATIVA

Criado: Segunda, 12 de Julho de 2021, 17h04 | Publicado: Segunda, 12 de Julho de 2021, 17h04 | Última atualização em Segunda, 12 de Julho de 2021, 17h05

Aula inaugural aconteceu no dia 6 de julho pela plataforma do google meet

Por Marineide Bonfim

foto equipe aracajuO Grupo de estudos em questões psicopedagógicas e sociais (GEPS) do Instituto Federal de Sergipe ofertará gratuitamente nove oficinais, durante quatro meses, a estudantes do IFS campus Aracaju, por meio do projeto de pesquisa intitulado “Desenvolvendo Habilidades socioemocionais com auxílio das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) ”. As atividades iniciam nesta semana e prosseguirão até o mês de outubro com mais de 200 alunos de todos os níveis e modalidades de ensino.

Os cursos ofertados pelo google meet são yoga, meditação, aromaterapia, fitoterapia, tai chi chuan, reiki, florais e homeopatia, reflexologia podal, musicoterapia e terapia comunitária. As inscrições foram realizadas em maio deste ano e todos os inscritos já receberam os links das oficinas e material complementar, enviados para o e-mail acadêmico dos alunos.

As oficinas serão ofertadas pela equipe do grupo de pesquisa composta por servidoras do IFS: Karen Gomes Leite, Fabiana de Oliveira Lobão (psicólogas), Marleide Góis de Paula (pedagoga), Irane Gonçalves Silva (técnica em assuntos educacionais), Vania de Jesus e Flávia Munik Garrido (assistentes sociais) bem como por voluntários da organização não governamental, ONG parceira do projeto, o Movimento Popular de Saúde, MOPS.

foto turmaO projeto tem como objetivo identificar os impactos das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e oficinas de Habilidades Socioemocionais no desempenho acadêmico dos discentes do IFS campus Aracaju. “Pretende-se, mediante a implantação desta pesquisa, de maneira inovadora, constituir um espaço-tempo onde toda a equipe de educadores possa promover atividades junto aos estudantes, no sentido de fomentar, cada vez mais, a promoção de saúde e de desenvolvimento pessoal, especialmente no que diz respeito à inteligência emocional e às competências socioemocionais, com o objetivo de impactar diretamente no desempenho escolar”, explica a psicóloga e pesquisadora Karen Gomes Leite.

A aula inaugural do projeto aconteceu dia 6 de julho, das 19h às 21h30, pela plataforma do google meet, com a participação das pesquisadoras e coordenadoras da ação, facilitadores das oficinas, estudantes inscritos e direção-geral do IFS Campus Aracaju. Durante o evento, o grupo homenageou a coordenadora do Movimento Popular de Saúde, Simone Leite, falecida no dia 12 de junho deste ano. “ Simone foi uma das maiores incentivadoras e pessoa atuante que viabilizou a parceria com o MOPS e realização do projeto com mais de 10 educadores voluntários”, lembra Karen.