Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Rede Federal é destaque em sistema de avaliação internacional
PISA

Rede Federal é destaque em sistema de avaliação internacional

Escrito por ADRINE CABRAL CASADO | Criado: Quinta, 15 de Dezembro de 2016, 15h10 | Publicado: Quinta, 15 de Dezembro de 2016, 15h10 | Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2016, 15h52

GRAFICO INTERNACIONAL

No dia 6 de dezembro foi publicado o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), que é coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e objetiva o monitoramento de conhecimentos e habilidades de estudantes de 70 países, considerando saberes das Ciências, Leitura e Matemática. Sobre o resultado estacionário dos estudantes do Brasil de maneira geral, a Rede Federal, na qual está inserido o Campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe (IFS).

“Os resultados dos estudantes da Rede Federal superaram a média dos estudantes no Brasil nas três áreas avaliadas, inclusive superando os resultados de estudantes dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Coreia do Sul na área de Ciência”, revela o diretor geral do Campus Lagarto, José Osman dos Santos. Para se ter uma ideia, caso fosse considerado apenas os resultados da Rede Federal, o país ocuparia a 11º posição entre 70 países em Ciência, a segunda posição em Leitura e superaria a média do Brasil em mais de 100 pontos. “Sendo assim, a Direção Geral do Campus Lagarto considera que o Campus Lagarto é referência para o desenvolvimento de políticas públicas da Educação do Estado e, junto à Rede Federal, é destaque no grupo de elite da educação mundial”, destaca Osman.

O Campus Lagarto faz parte de uma estrutura muticampi do IFS, instituída por meio da Lei 11.892/2008, e surgiu como resultado de reflexões a cerca do mundo do trabalho e em face das novas características dos arranjos produtivos, culturais e sociais. Essa instituição tem como objetivo contribuir com a formação profissional e tecnológica de excelência, e faz parte de um conjunto de ações sinergéticas do governo federal no sentido de promover Justiça Social e criação de renda e emprego nos territórios onde está inserido. Em especial, o Campus Lagarto ao longo dos seus 21 anos de efetivo funcionamento, tem proporcionado aos cidadãos do Centro Sul do Estado de Sergipe uma formação de natureza profissional e tecnológica, baseada em valores éticos, culturais, científicos, tecnológicos, humanísticos e sustentáveis, em busca da promoção de justiça social, oportunizando o desenvolvimento da autonomia intelectual dos seus discentes.

“O Campus Lagarto tem se constituído em um Centro de Excelência em Educação Profissional e Tecnológica e irradiador de políticas inovadoras de ensino, pesquisa e extensão, e com o fito de contribuir para o desenvolvimento socioambiental, econômico e cultural da Região Centro-Sul de Sergipe. Os projetos de ensino do Campus são alicerçados nos pilares da Educação para Século XXI, de acordo com a UNESCO: Aprender a Aprender; Aprender a Conviver; Aprender a Ser; Aprender a Fazer. Dessa maneira, como fruto da articulação do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação, os processos de ensino-aprendizagem do campus apresentam uma centralidade caracterizada pela priorização do desenvolvimento de competências e habilidades para formação do profissional-cidadão”, conclui o diretor geral do Campus Lagarto, José Osman dos Santos.

Campus Lagarto no Enem

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), o Campus Lagarto obteve a maior média entre as Escolas Públicas do interior do Estado de Sergipe no ano 2015, cujo resultado foi publicado neste ano, e está entre as três melhores escolas pública de Sergipe há cinco anos seguidos.

Na análise de José Osman dos Santos, diretor geral do IFS/Campus Lagarto, é preciso enfatizar que o Campus Lagarto está localizado na Zona Rural e possui indicador socioeconômico baixo. “Estas variáveis contribuem negativamente para rebaixar o desempenho de estudantes, de maneira que a superação das dificuldades por meio do trabalho desenvolvido pelos profissionais – servidores e técnicos - tem sido determinante para o excelente desempenho dos estudantes, expressando o poder de transformação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica”, ressalta o diretor.

Clique aqui para conferir o resultado de 2015 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), especificamente a parte sobre o Brasil

Clique aqui para obter o resultado completo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) de 2015.

Clique aqui para acessar reportagem do Conif sobre o resultado da Rede Federal no Pisa.

Fonte do gráfico: Portal do Conif