Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Aluno do Campus Lagarto recebe medalha em Olimpíada de Robótica
RECONHECIMENTO

Aluno do Campus Lagarto recebe medalha em Olimpíada de Robótica

Criado: Segunda, 09 de Janeiro de 2017, 14h49 | Publicado: Segunda, 09 de Janeiro de 2017, 14h49 | Última atualização em Segunda, 09 de Janeiro de 2017, 14h49

Resultado foi fruto de trabalho multidisciplinar e coloca o campus em destaque em mais uma competição nacional.

IMG 6213O Campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe (IFS) conquistou mais um resultado positivo em competição nacional. Desta vez, o aluno Andrei de Gois Santana, do 3º ano do curso de Redes de Computadores integrado ao ensino médio, foi premiado com medalha de honra ao mérito pelo melhor desempenho na escola na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

O resultado foi fruto dos estudos de Andrei, bem como da orientação de professores de diversas áreas. “Foi uma prova teórica, que exigia do aluno conhecimentos em cálculo lógico, mecânica e física básica. O resultado foi um grande estímulo para meus estudos, sei que irá enriquecer meu currículo e acredito que ais estudantes do campus irão querer participar nas próximas edições”, ressalta.

IMG 6208De acordo com Denilson Pereira Gonçalves, professor do curso superior em Tecnologia em Automação Industrial, a nota do aluno por muito pouco não entrou no ranking nacional. “Foi uma nota realmente muito boa e mostra que temos potencial na área”, relata.

Por sua vez, Gilson dos Santos Júnior, professor do curso de bacharelado em Sistema de Informação, destaca a importância da medalha para o futuro do aluno. “É uma grande vantagem ter um resultado do porte de uma competição em olimpíada nacional, pois já é um diferencial em seleções no mercado de trabalho”, analisa.

Na mesma linha, Rúbens de Souza Matos Júnior, coordenador do curso integrado em Redes de Computadores, destaca que várias empresas pelo mundo têm considerado a participação em competições durante suas seleções. “Trata-se de uma prova multidisciplinar que, para além daquelas disciplinas específicas, avalia outras características do aluno. Então empresas como o Google e o Facebook valorizam e destacam em suas seleções pessoas que participam de competições de conhecimento”, finaliza.

SOBRE A OBR

IMG 6209 1A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.