Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Jornada dos campi Lagarto e Itabaiana discute o papel da assistência estudantil

Jornada dos campi Lagarto e Itabaiana discute o papel da assistência estudantil

Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 15h14 | Publicado: Terça, 26 de Julho de 2016, 16h42 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 15h14

26.07.2016 JAE  2Com o tema "avaliando conceitos e repensando ações", alunos, servidores e gestores assistiram palestras e debateram para melhor se informar, verificar pontos de melhoria e utilizar os serviços de assistência estudantil.

Estudantes, servidores e gestores do Campus Lagarto e do Campus Itabaiana do Instituto Federal de Sergipe (IFS) reuniram-se na última quinta-feira, 21, no auditório do Campus Lagarto, para participar da Jornada de Assistência Estudantil 2016. Com o tema "Avaliando conceitos e repensado ações", os presentes informaram-se sobre como funciona o setor de assistência estudantil na instituição, suas ações, trabalhos de rotina e promoção de eventos, entre outros.

Daniele Almeida, Diretora de Assistência Estudantil, falou sobre o desafio deste setor. "Coordenadores e demais profissionais lidam diariamente com demandas dos alunos e da instituição, sendo que nem sempre este trabalho é fácil. E é por isso que estamos aqui, pois se fez necessário criar um momento de discussão e avaliação para continuarmos progredindo", analisa.

26.07.2016 JAE  3 26.07.2016 JAE  4 26.07.2016 JAE  5

Por sua vez, José Osman dos Santos, diretor geral do Campus Lagarto, citou especificamente a problemática da evasão escolar. "Fui aluno desta instituição e posso garantir que tivemos avanços consideráveis. Antigamente não se levava em conta os problemas que os alunos de baixa renda tinham para se manter na instituição. Hoje temos diversos recursos para utilizar, porém sabemos que podemos e devemos avançar ainda mais", pontuou.

26.07.2016 JAE  6Representando a Coordenação de Assistência Estudantil do Campus Lagarto, a assistente social Paula Gama falou sobre quais são as atividades e ações do setor dentro do campus. "Entre elas estão os estudos socioeconômicos, bem como atendimento e acompanhamento dos alunos em visitas institucionais, além da participação em programas estudantis institucionais", citou a assistente.

Campus Itabaiana

Representando o Campus Itabaiana, o diretor geral José Rocha Filho convidou os alunos a contribuírem. "É através do diálogo que chegamos a políticas sólidas e aplicáveis de assistência estudantil", avaliou. Por sua vez, Michel Fonseca, coordenador de Assistência Estudantil do Campus Itabaiana, falou sobre o papel da COAE naquele campus.

Um dos exemplos da atuação são as ações como o cadastro do PRAAE, acompanhamento e assistência dos alunos. Michel ressaltou a necessidade de montar uma equipe multidisciplinar, formada por coordenador, assistente social, psicólogo, CRE e professores, a fim de assistir o aluno do ponto de vista social e acadêmico.

26.07.2016 JAE  7 26.07.2016 JAE  8 26.07.2016 JAE  1

Acesso e permanência

26.07.2016 JAE  9Em sua palestra com o tema 'Assistência Estudantil: uma reflexão sobre as condições de acesso e permanência', a assistente social do IFS e doutoranda Paula Gama promoveu uma reflexão sobre os principais desafios da assistência social na educação. "Para além de pensar neste setor, este evento promove a participação dos estudantes na gestão escolar, fazendo-os serem ouvidos e instigando sua participação", finaliza. Ao final do evento, houve uma apresentação de uma banda musical de professores do Campus Lagarto, denominada 'Kalangos'.