Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Projeto Saberes e Sabores promove debate sobre sexualidade e identidades de gênero

Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 15h14 | Publicado: Segunda, 14 de Março de 2016, 11h26 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 15h14

Saberes e Sabores Março 2016 1O auditório do IFS/Campus Lagarto comportou palestras e debates sobre homoafetividade e homofobia, recebendo visita de alunos de outros campi e de associações

A manhã da última sexta-feira, 11 de março, foi esclarecedora para diversos alunos do Instituto Federal de Sergipe (IFS) no tocante aos assuntos relacionados à homoafetividade e à homofobia. Apesar de estar em pleno recesso escolar, o auditório do Campus Lagarto registrou lotação máxima com seus próprios alunos e com a visita de docentes e discentes do Campus Itabaiana para participarem de mais uma edição do projeto Saberes e Sabores, com a temática "Sexualidade e identidades de gênero".

Saberes e Sabores Março 2016 2Responsável pela primeira palestra com o tema 'Homofobia e violência homofóbica nas escolas', Roberto Rangel, aluno do 3º ano integrado com Rede de Computadores do Campus Lagarto, se preparou com pesquisas e suscitou um debate. "Suscitar o assunto da homofobia era algo que já sentíamos falta, apesar de estar muito presente nas escolas, seja na forma da violência física como também na psicológica. Através do debate, podemos informar melhor, afinal o homoafetivo tem direitos que devem ser respeitados por todos", ressaltou.

Por sua vez, Manú Rodrigues, professora de Português do Campus São Cristóvão, proferiu a palestra 'Corpo: modos de usar'. "Parabenizo a organização do projeto e ao campus por criar este espaço de discussão deste tema tão sério e atual. Pudemos aqui prestar informações, que é a melhor arma contra o preconceito", analisa.

Saberes e Sabores Março 2016 3Saberes e Sabores

Iniciado em 2014 pelo professor de Educação Física do Campus Lagarto, Luiz Carlos Vieira Tavares, mais conhecido como Mestre Lucas, o projeto Saberes e Sabores iniciou como um café temático para suas turmas. "Diante das temáticas e da adesão dos alunos, a iniciativa tomou proporções maiores e, para este ano, temos o desafio de lançar um livro com todas as palestras trabalhadas durante o projeto. E, para a próxima edição, já anunciamos que o próximo tema será 'Esporte e mídia'", ressaltou.