Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Alunos de Eletromecânica visitam oficinas de manutenção da Petrobras

Alunos de Eletromecânica visitam oficinas de manutenção da Petrobras

Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 15h14 | Publicado: Terça, 01 de Março de 2016, 14h20 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 15h14

destaqueVisita técnica organizada pelo IFS/Campus Lagarto tem como objetivo de integrar as aulas e promover uma maior relação entre teoria e prática para turma concludente do curso.

O Campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe (IFS) promoveu, na tarde da última quarta-feira, dia 24, uma visita técnica na qual estudantes do 4º ano integrado com Eletromecânica conheceram as oficinas de manutenção que funcionam na sede da Petrobras em Aracaju (SE). Ao todo, 22 alunos puderam conhecer de perto diversos equipamentos e atividades que um profissional desenvolve na empresa.

De acordo com Ademir Antônio da Silva, professor de Mecânica e membro da Comissão de Visita Técnica, a atividade promover este intercâmbio entre alunos e instituições é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem em um curso técnico. "Trata-se de um complemento do aprendizado e consta no Plano Político Pedagógico do curso. Apesar de hoje termos um dos melhores laboratórios em Eletromecânica, melhor capacitando o aluno na prática, é na visitação que eles obtêm mais noção do mercado de trabalho", analisa.

01.03.16 Visita petrobras 2 01.03.16 Visita petrobras 3 01.03.16 Visita petrobras 4

Responsável por guiar o grupo nas oficinas, José Ailton dos Anjos, técnico de manutenção da Petrobras, explica que se sente feliz em poder compartilhar sua experiência com a nova geração. "Fui aluno do IFS quando já estava trabalhando na empresa, através de uma parceria que trouxe professores do instituto para nos capacitar. Posso dizer que foi um divisor de águas, pois aliei a prática que eu reproduzia ao conhecimento do que eu estava fazendo", relata.

Durante a visitação, os alunos também conversaram com Fellipe Lima, técnico de manutenção da Petrobras, que também foi aluno do IFS. "Cursei meu ensino médio na então Escola Técnica de Aracaju e, em seguida, entrei para o curso de Eletromecânica da instituição e para o curso superior em Engenharia Elétrica, na UFS. Graças a este caminho, logo fui chamado para trabalhar em uma terceirizada da Petrobras e, em 2003, fui aprovado para ser funcionário efetivo e de carreira da empresa", pontua o técnico.

Experiência única

01.03.16 Visita petrobras 5Na análise da estudante do curso técnico em Eletromecânica, Zaira Natielly, foi um momento proveitoso. "Esta é uma experiência única, em que podemos conhecer equipamentos e ferramentas em tamanho real e o dia a dia dos profissionais", analisa. Para Alan David Ribeiro, da mesma turma, foi a oportunidade de conhecer na prática o que aprendem em teoria. "Aprendemos o conteúdo teórico e até praticamos na oficina do campus, mas conhecer o trabalho de verdade é enriquecedor", explica.