Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Produção científica e cultural do Campus Lagarto é divulgada em Semana Nacional de C&T do IFS

Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 15h14 | Publicado: Segunda, 29 de Fevereiro de 2016, 15h10 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 15h14

SNCT 1Entre os dias 24 e 26 de fevereiro, o Hotel Mércure de Aracaju se transformou na Cidade da Ciência, onde alunos e professores apresentaram suas pesquisas e trocaram conhecimentos.

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) promoveu, através da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Hotel Mércure, em Aracaju (SE). Entre os dias 24 e 26 de fevereiro, alunos e docentes de diversos campi apresentaram suas produções científicas nas mais diversas áreas. Entre eles, estavam os representantes do Campus Lagarto, que participaram dos mini-cursos, palestras, exposições, apresentações orais e pôsteres.

De acordo com a professora Ruth Sales Gama de Andrade, pró-reitora de Pesquisa e Extensão, a iniciativa da SNCT foi criada através de decreto e, sendo assim, todas as instituições federais de ensino devem promover as atividades que englobam a semana em seus estados. "Diante da última greve, somente pudemos realizar a edição de 2015 neste momento e é surpreendente o envolvimento e a dedicação de estudantes e professores em expor seus trabalhos. Desde já convidamos todos para a edição de 2016 a ser realizada no segundo semestre", ressalta.

Durante todo o primeiro dia houve diversas atividades tais como o credenciamento, exposições da Propex e do projeto "Jogos Interativos em Lousa Digital", apresentação de mini-cursos e de seminários PIBID. À noite, durante a cerimônia de abertura, que contou com a apresentação do Coral CantIFS, sob a regência do músico Daniel Freire, houve o lançamento de livros e da revista Expressão Científica pela Editora EdIFS. Os participantes também conferiram a palestra "Luz, Ciência e Vida", proferida por José Ricardo Santana, da Fapitec, e o momento cultural por Flávio Fisio.

SNCT 2 SNCT 3 SNCT 4

Ainda durante a solenidade do dia 24, quatro trabalhos de professores do Campus Lagarto receberam homenagens. Um deles foi o do professor Luam de Oliveira Santos, do curso de Eletromecânica, que conseguiu a patente, com apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFS, para um mecanismo desenvolvido por ele de alavanca para cadeira de rodas. "Receber uma homenagem dentro da instituição à qual trabalhamos tem um peso muito grande, pois é o reconhecimento pelo serviço prestado enquanto servidor. Prova que a instituição está antenada com o trabalho de seus técnicos e professores, além de promover a valorização do que é desenvolvido", comemora.

Apresentações orais e pôsteres

SNCT 7Nos demais dias de evento, docentes e discentes envolveram-se na apresentação e debate de trabalhos de extensão apresentados via pôster e em apresentações orais. Apresentando oralmente a pesquisa denominada 'Teatro das Estrelas', Isabela Pinheiro Bonfim, aluna do 2º ano do ensino médio integrado com curso técnico em Edificações, inovou ao utilizar uma estrela de fantoche para a exposição de seu projeto. "Este espaço de interação e troca de conhecimento é um grande estímulo para continuarmos pesquisando. Para mim, estar em um trabalho de extensão é muito bom para o meu presente e melhor ainda para meu futuro, na construção do currículo", analisa.

SNCT 6Com pôster sobre o trabalho 'Recuperação e proteção de um trecho da mata ciliar do Rio Piauí', os gêmeos André de Góis e Andrei de Góis, alunos do 2º ano do ensino médio integrado com o curso técnico em Redes de Computadores, explicaram sobre a pesquisa que estão desenvolvendo para a recuperação da vegetação que protege o rio. "É muito bom perceber a importância do que estamos fazendo para o meio ambiente e para incentivar outros colegas a buscarem projetos de pesquisa", ressaltam.

Expondo sua pesquisa através de pôster, Laísa Fontes, do 3º ano integrado com Edificações, falou sobre a relevância cultural e arquitetônica de duas ruas de Lagarto que datam do século XIX. "Apesar da importância da preservação das casas que se encontram nestas ruas, o município pouco faz para manter aquele patrimônio histórico e, pior, mantém até nomenclaturas erradas", pontua.

SNCT 8Outro destaque do campus durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi o projeto 'Lixo no Lixo: um olhar sobre a falta de lixeiras no centro do município de Lagarto', apresentado pelos estudantes Alan de Jesus Santos e Bruno dos Santos Costa. "Já expusemos este projeto no Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, em João Pessoa, e iniciativas como esta é uma grande oportunidade para que o estudante de ensino médio já inicie cedo seu currículo acadêmico e, assim, tenhamos mais chances no mercado profissional", pondera.

SNCT 5Por fim, a cerimônia de encerramento foi marcada pela apresentação dos resultados dos grupos de trabalho por área e modalidade, além da premiação dos melhores trabalhos e da apresentação do grupo musical Kalango's, composto por professores do Campus Lagarto.

A SNCT

Coordenada pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia (DEPDI/SECIS), a SNCT busca aproximar a Ciência e Tecnologia da população a partir da promoção de eventos que realizem atividades de divulgação científica em linguagem acessível à população e por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.