Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Campus Lagarto promove palestra sobre o Zika Vírus

Campus Lagarto promove palestra sobre o Zika Vírus

Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 15h14 | Publicado: Sexta, 19 de Fevereiro de 2016, 14h51 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 15h14

zika 1Ação que orientou alunos do IFS e da Escola Municipal Manoel de Paula faz parte do Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika , do Governo Federal.

"Um mosquito não é mais forte que um país inteiro". Este é o lema da campanha #ZikaZero, do Governo Federal, e que chegou ao Campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe (IFS) na manhã desta sexta-feira, dia 19. Em ação promovida pela Gerência de Apoio e Inclusão (GAI) e pela Coordenação de Saúde Escolar (Cose), alunos do próprio IFS e da Escola Municipal Manoel de Paula foram orientados a certa de diversas informações sobre o vírus Zika e sobre o seu transmissor, o mosquito aedes aegypti.

Abrindo o evento, o professor e gerente de Ensino do campus, Ricardo Monteiro, explicou o motivo da organização. "Esta foi uma data escolhida pelo Ministério da Educação para que instituições de ensino de 353 municípios promovam ações presenciais para melhor orientar os jovens sobre como combater o mosquito e, por consequência, o vírus Zika", ressalta.

A seguir, o medico do campus, Virgildásio dos Santos Conceição, proferiu uma palestra sobre os sintomas, o que se descobriu recentemente sobre o vírus, tempo em que a pessoa passa doente. "É claro o que temos de mais perigoso é o risco de contaminação em grávidas, já que há evidências que o vírus pode causar microcefalia. Porém não basta apenas a casa da gestante estar livre de criadouro do mosquito. Todos devem contribuir para que possamos acabar com esta doença", informou. Após a explanação, o médico tirou algumas dúvidas dos estudantes e foram entregues panfletos informativos.

zika 2 zika 3 zika 4

Mobilização Nacional

A ação no campus Lagarto faz parte de um movimento nacional promovido pelo Governo Federal denominado Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika, que integra a campanha nacional Pacto da Educação Brasileira contra o Zika, do Ministério da Educação. Ao todo 353 municípios prioritários foram escolhidos pelo Ministério da Educação para promover dentro da instituição e junto a uma escola municipal ações presenciais em seus campi.