Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Laboratório de Ensino de Física do Campus Lagarto passa por reestruturação

Laboratório de Ensino de Física do Campus Lagarto passa por reestruturação

Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 15h14 | Publicado: Segunda, 29 de Outubro de 2012, 09h43 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 15h14

A comunidade acadêmica do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Lagarto têm agora uma motivação a mais na busca pelo conhecimento. O motivo é a recente reestruturação do Laboratório de Ensino de Física, que volta a ser um ambiente exclusivo de promoção do processo ensino-aprendizagem dos conteúdos de Física através da realização de atividades experimentais.

A reestruturação do laboratório foi uma iniciativa da Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Física (Colifi), tornada possível através do empenho do técnico de Laboratório de Física, Carlos França, sob a orientação do professor Daniel Henrique, coordenador do curso. “A reestruturação do laboratório tornará possível sua utilização racional pelos discentes e docentes de todos os cursos do IFS e região. Além de promover o ensino da ciência física, espera-se formar um cidadão participante, autônomo e capaz de entender a cultura científica que nos cerca”, explica o coordenador.

O novo ambiente foi reinaugurado durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do IFS, realizada entre os dias 15 e 18 de outubro. Na oportunidade, os participantes da SNCT conheceram o espaço reestruturado, os objetivos das atividades nele realizadas e a estrutura curricular do curso de Física, bem como o perfil profissional dos egressos.

Oficina

Nos dias 16, 17 e 18 de outubro, foi realizada no laboratório a Oficina de Física ‘Laboratório a Todo Vapor’, com a participação de estudantes dos colégios estaduais Deputado Joaldo Vieira Barbosa e Abelardo Romero Dantas, localizados, respectivamente, nas cidades de Salgado e Lagarto.

A oficina foi realizada pelos discentes do curso de Licenciatura em Física, juntamente com seus professores orientadores. A iniciativa integra o projeto ‘Laboratório a Todo Vapor’, selecionado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O objetivo principal do trabalho, coordenado pelo professor Daniel Henrique, é aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem dos principais conceitos de física tradicionalmente ministrados em sala de aula. “A ideia é que isso seja feito através da realização de atividades experimentais que abordem não somente o conceito físico propriamente dito, mas também sua história e seus principais teóricos, relacionando ciência, tecnologia e sociedade, mantendo como referência o contexto local”, explica o docente.

Durante a SNCT, cerca de 300 pessoas visitaram o Laboratório de Ensino de Física. “Graças à reestruturação realizada pelo técnico do laboratório, a colaboração dos bolsistas Pibid e dos professores Antônio Carlos e Hulda de Souza, a atividade foi um sucesso”, comemora o coordenador.