Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Atividade lúdica facilita aprendizado de alunos no Campus Lagarto

Atividade lúdica facilita aprendizado de alunos no Campus Lagarto

Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 15h14 | Publicado: Sexta, 15 de Abril de 2011, 15h35 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 15h14

Estudantes do 1º ano integrado de Redes de Computadores e Edificações do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Lagarto participaram de uma aula diferente na última quarta-feira, 13. Para avaliar os conhecimentos sobre pré-história aprendidos em sala de aula, foi promovido o ‘Desafio da Guerra do Fogo’, uma atividade lúdica baseada no filme ‘A Guerra do Fogo’.

O filme, que já havia sido exibido para os estudantes em sala de aula, conta a saga de uma tribo e seu lí­der, Naoh, que tenta recuperar o precioso fogo recém-descoberto e já roubado. Através dos pântanos e da neve, Naoh encontra três outras tribos, cada uma em um estágio diferente de evolução, caminhando para a atual civilização em que vivemos.

Durante a atividade, os estudantes tentaram reproduzir as ações dos atores do filme, comunicando-se apenas através de gestos e sons, tentando produzir fogo a partir de madeiras e pedras. Ao longo do desafio proposto, os estudantes observaram a evolução do homem do período Paleolítico ao Neolítico.

Os alunos reproduziram o cenário da pré-história  e representaram a descoberta do fogo por atrito, enfatizando a Teoria de Charles Darwin. Alguns estudantes conseguiram, inclusive, produzir faíscas através de madeiras e pedras, cumprindo, assim, o desafio.

Para o professor de História Homero Gomes, que promoveu a atividade com os alunos, o longa é uma reconstituição da pré-história, tendo como eixo a descoberta do fogo, e pode ser considerado uma verdadeira aula de história e cinema. Ainda segundo o docente, a atividade, realizada no espaço do refeitório do Campus Lagarto, otimiza o processo de ensino-aprendizagem.