Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Gincana mobiliza alunos do Campus Lagarto para momento de solidariedade e integração
RECREAÇÃO

Escrito por ADRINE CABRAL CASADO | Criado: Terça, 17 de Janeiro de 2017, 10h40 | Publicado: Terça, 17 de Janeiro de 2017, 10h40 | Última atualização em Quarta, 18 de Janeiro de 2017, 08h40

Competição reuniu cinco turmas de cursos técnicos integrados ao ensino médio, e estimulou a criatividade e espírito de equipe.

Ginanca solidaria 9
Alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio viveram uma experiência diferente na última quarta-feira, dia 11. Foi quando ocorreu a I Gincana Solidária do Campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe. Além de ser uma comemoração natalina em período diferenciado, o objetivo do evento foi estimular o companheirismo, o trabalho em equipe e a solidariedade.

Ginanca solidaria 1Entre as categorias que as turmas concorreram está a de arrecadação de brinquedos e alimentos para doação ao abrigo Girassol. “Apesar de apenas cinco turmas terem participado, considero o evento um sucesso. Arrecadamos 21 cestas básicas contendo 10 itens pré-selecionados cada uma, além de mais uns 130 quilos de alimentos e mais de 400 brinquedos que poderão ajudar muitas pessoas e fazer a alegria de várias crianças”, comemora Roberto Rangel de Souza, diretor de planejamento do Grêmio Estudantil e um dos idealizadores do evento.

Ginanca solidaria 3Além da competição solidária, os alunos também participaram de desfile de papai e mamãe Noel, quando um casal de alunos se caracterizou para se destacar o mais criativo. Também houve apresentação de paródias, provas surpresas, mostra de curtas-metragens, concurso de fotografias e painéis, todos seguindo a temática do bullying e do preconceito, dentro e fora da escola. Outros pontos fortes da gincana foram as competições recreativas, como cabo de guerra, corrida de saco e do ovo.

Ginanca solidaria 6Para Jhennifer Laruska, aluna do quarto ano do curso de Edificações, foi um dia diferente e recreativo. “Veio em um bom momento para quebrar a tensão dos estudos e estimular mais coisas, como o companheirismo e a solidariedade”, ressalta. Wendell Jeferson, do segundo ano de Eletromecânica, aprovou a temática contra o preconceito. “Apesar da diferença, somos todos iguais, independente de cor, religião e outras características. Precisamos sempre debater este tema na escola”, pontua.

Ginanca solidaria 4Para a professora Luciana Bittencourt, coordenadora da Coordenação de Ciências Humanas e Sociais e membro da comissão organizadora da gincana, os discentes precisam ser estimulados em diferentes áreas em sua formação. “Como podemos ver por meio das diferentes provas da gincana, foi um dia de lazer, mas também de criatividade e reflexão. Estimulamos atividades recreativas, além do respeito e da tolerância”, explica.

Ginanca solidaria 5A ideia surgiu da necessidade de se comemorar os festejos natalinos, mesmo que após a passagem de ano. “Como em conversa com amigos percebi que muitos sentiam falta de uma gincana. Em conversas com o diretor do campus, José Osman dos Santos, percebemos que o ideal seria também trabalhar a solidariedade e o espírito de equipe. Foi então que surgiu a Gincana Solidária”, detalha Roberto Rangel de Souza. Foram classificados em primeiro lugar o 4º ano em Edificações, em segundo lugar o 1º ano de Redes de Computadores e, em terceiro, o 2º ano em Redes de Computadores.