Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Às vésperas do Carnaval, Campus Lagarto promove ação de saúde
Início do conteúdo da página
SAÚDE ESCOLAR

Às vésperas do Carnaval, Campus Lagarto promove ação de saúde

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Publicado: Sexta, 09 de Fevereiro de 2018, 21h10

Seleção 1 Carnaval Com SaúdeDenominada de Carnaval Com Saúde, ação buscou estimular a conscientização da comunidade escolar para temas relacionados à festa

Tradicional festa do calendário brasileiro, o Carnaval possui a dupla face comum a muitas datas comemorativas: de um lado, a efusividade do momento de alegria e, de outro, o aumento de riscos diversos, muitos deles relacionados à saúde. Pesquisas recentes mostram, por exemplo, que, nos últimos anos, o uso de preservativos tem apresentado queda entre os jovens.

Tendo em vista esse cenário, a Coordenadoria de Saúde Escolar do IFS – Campus Lagarto promoveu, nessa semana que antecede a badalada festa, uma campanha de conscientização sobre temas relacionados a ela, como as infecções sexualmente transmissíveis (IST) e as doenças trasmitidas através do beijo. Denominada de Carnaval Com Saúde, a ação ocorreu nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro e abrangeu os três turnos de funcionamento da instituição, de modo a atingir diversas faixas etárias da comunidade escolar.Seleção 2 Carnaval Com Saúde

A equipe de saúde do campus organizou um ponto de apoio no hall de entrada da escola, onde distribuíram materiais educativos e abordaram os alunos com intervenções que foram de questionamentos sobre os temas a orientações para a prevenção. Além disso, foi feita uma parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde, que esteve na escola nos dias 6 e 7 para realizar testes rápidos para detecção de sífilis, hepatite e HIV. Para a enfermeira do campus, Carla Mendonça, “a aproximação da escola com a rede de atenção básica é edificante para ambas as partes, já que a união de forças faz com que cada uma cumpra melhor o seu papel”.

Seleção 3 Carnaval Com SaúdeO terceiro dia da ação contou com palestras educativas de alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto. Com o hall lotado, os universitários fizeram um debate interativo sobre as IST (mitos, verdades e formas de prevenção), o que gerou uma grande adesão por parte dos adolescentes. Para Ana Beatriz Almeida, aluna do curso de licenciatura em Física, tratar de temas como esse na escola é de suma importância porque, segundo a discente, “ainda existe um grande tabu em torno desses assuntos, muitas vezes reforçado pela família, o que só tende a aumentar as estatísticas ruins”.

É, portanto, nessa lacuna que os conteúdos escolares, os quais transitam entre a sala de aula e demais setores institucionais, passam a ter um papel fundamental na formação cidadã dos indivíduos. É, por fim, nesse espaço que uma educação moderna deve se inserir.

registrado em: ,
Assunto(s): Saúde , Carnaval , IST
Fim do conteúdo da página