Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Campi Lagarto e Estância promovem juntos Jogos de Integração

Campi Lagarto e Estância promovem juntos Jogos de Integração

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Publicado: Quarta, 15 de Agosto de 2018, 21h49

Jogos da Integração 1Sediado no Campus Lagarto, o torneio ocorreu de 1 a 3 de agosto e abrangeu cinco modalidades esportivas

O incentivo à prática de esportes é um dos pilares da formação do estudante no Instituto Federal de Sergipe. O tema é, inclusive, um dos eixos da política de assistência estudantil da instituição, a qual afirma que tal incentivo está no rol das ações universais (isto é, aquelas que não dependem de situação de vulnerabilidade socioeconômica do estudante). Foi, portanto, a partir dessa premissa que o IFS - Campus Lagarto sediou, de 01 a 03 de agosto, os Jogos da Integração, competição que reuniu estudantes do ensino técnico integrado do campus anfitrião e do Campus Estância. Várias modalidades esportivas integraram o torneio: futsal (masculino e feminino), voleibol (masculino e feminino), queimado (misto), tênis de mesa e corrida rústica movimentaram a primeira semana de agosto da escola.

Jogos da Integração 6Para José Osman dos Santos, diretor do Campus Lagarto, os jogos possuem, antes de tudo, a capacidade de integrar os participantes e estimular entre eles relações fraternas e coletivas. "Acreditamos que essa ação promovida pelos atores educacionais dos campi Lagarto e Estância permite aumentar a cooperação e a solidariedade entre os estudantes, construindo valores relacionados ao desenvolvimento do espírito de liderança, do protagonismo juvenil e do respeito ao próximo", destacou o diretor ao enfatizar que, segundo essa perspectiva, a equipe vencedora passa a ser algo secundário.

O aluno Thiago Ramon, do curso de edificações do Campus Lagarto, participou da competição nas modalidades voleibol, futsal e queimado e ressaltou os benefícios para a saúde proporcionados pelas atividades físicas. "Esses eventos são de extrema importância porque os esportes, através da prática de exercícios, promovem o desenvolvimento dos jovens e diminuem as chances de doenças no futuro", comentou o discente.

Jogos da Integração 2O professor José Oswaldo Mendonça, presidente da comissão que organizou o torneio, afirma que a ideia de atividade física é importante, mas que a concepção de desporto prima sobretudo pela socialização entre os participantes. "A ‘pelada’ de fim de expediente não precisa do acompanhamento de profissionais da saúde para acontecer, o que não quer dizer que ela não traga benefícios para o organismo, mas sim que sua motivação principal é outra, tanto é que muitas vezes ela não segue as regras internacionais do esporte", exemplificou o docente.