Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Campus Lagarto promove Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
CIÊNCIA E SOCIEDADE

Campus Lagarto promove Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Publicado: Quarta, 31 de Outubro de 2018, 08h58

SNCT Foto 2Ocorrido entre 22 e 24 de outubro, evento focou o olhar acadêmico-científico no atendimento a demandas sociais

Estabelecida em 2004 pelo Governo Federal, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece em outubro de cada ano e tem por objetivo difundir os avanços científicos por meio de uma linguagem acessível. O evento ocorre em instituições de ensino e pesquisa de todo o país com discussões norteadas pelo tema central, que na edição deste ano foi “Produção de ciência para a redução de desigualdades”. De 22 a 24 de outubro, o IFS – Campus Lagarto promoveu a Semana, que contou com palestras e apresentação de trabalhos de alunos e servidores.

Empreendedorismo social, inserção de mulheres na área da computação, tecnologias sociais, tudo isso foi matéria de discussão no evento. Para a professora Luciana Bitencourt, coordenadora da SNCT no Campus Lagarto, “ao abordar esse tema, a Semana trouxe à tona a necessidade e a realidade que têm exigido uma efetiva mobilização entre governo, escola e população, de modo a valorizar e concretizar a relação de troca de conhecimentos acadêmicos, sociais e comunitários, disseminando, dessa forma, os conhecimentos aprendidos por todos”, destacou a docente.SNCT Foto 3

Além das palestras, o encontro contou com a exposição de resultados de pesquisas desenvolvidas no campus, algumas das quais também serão apresentadas no XII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação, que acontecerá em Pernambuco no final de novembro. O trabalho do estudante Carlos Eduardo Dias, por exemplo, abordou o desenvolvimento de um centro de produção audiovisual no IFS – Campus Lagarto. “O projeto surgiu da necessidade de um ambiente de produção audiovisual, já que, apesar das produções feitas pelo campus, não existe um local destinado para isso de fato. Projetamos o ambiente através do software REVIT junto à tecnologia BIM, o que tornou possível gerar as vistas 2D, como também modelagens 3D”, explicou o discente, que concluiu recentemente o curso técnico em edificações.