Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Projetos culturais promovem criatividade e entretenimento no Campus Lagarto

Projetos culturais promovem criatividade e entretenimento no Campus Lagarto

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2019, 21h52

Palco Aberto Seleção 5Na última quarta-feira de maio, 29, houve a convergência de dois projetos: a segunda edição do Palco Aberto e o lançamento do Palco Itinerante

Não é novidade para ninguém que o Campus Lagarto é um dos principais polos de efervescência cultural do Instituto Federal de Sergipe. Seja por iniciativa dos alunos, seja por iniciativa dos servidores, há sempre algum instrumento sendo tocado, alguma canção sendo cantada ou algum poema sendo lido. A mais recente movimentação nesse sentido é o Palco Aberto, cuja segunda edição ocorreu na última quarta-feira de maio, 29, no estacionamento da instituição.

O projeto, que foi contemplado por um edital da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex) do IFS, tem por objetivo estimular a produção cultural tanto da comunidade interna quanto externa da instituição, já que a participação é aberta a quaisquer interessados. Música, teatro, dança, poesia, artes plásticas, fotografia: todas as formas de manifestação artística podem ser expostas no projeto, que foi lançado em abril, tem periodicidade mensal e vai até setembro deste ano.

O coordenador do Palco Aberto, o professor Douglas Leite, afirmou que a produção de cultura no campus, além de promover um enriquecimento intelectual, funciona como forma de entretenimento para a comunidade estudantil. "Os alunos dos cursos integrados, por exemplo, possuem uma quantidade de disciplinas 'pesada', de modo que a os eventos artísticos acabam fazendo com que a intensa rotina de estudos seja aliviada", comenta. O professor Douglas frisou ainda que as inscrições de artistas locais que não são estudantes da instituição têm superado as expectativas.Palco Aberto Seleção 2

Beatriz Almeida, aluna do curso de Física, participou da última edição do evento. Na ocasião, ela recitou um poema de sua autoria e afirmou que enxerga a arte como uma boa ferramenta para educar, inserir e desenvolver os mais diversos conhecimentos. "Eu fui apresentada à arte quando era pequena e isso foi crucial para que eu desenvolvesse o hábito de ler e escrever. Sejam textos lúdicos, sejam textos políticos, estou sempre atenta", ressalta a estudante.

Para participar do Palco Aberto, basta enviar um vídeo ou uma cópia da obra a ser exposta para o e-mail palco.aberto@academico.ifs.edu.br, preencher o formulário de inscrição – disponível em: goo.gl/cvJs8j – e aguardar a divulgação do resultado – na página do projeto no Instagram ou na página oficial do Campus Lagarto no Facebook.

Palco Itinerante

Palco ItineranteNa segunda edição do Palco Aberto, ocorreu o lançamento de outro projeto cultural do Campus Lagarto: o Palco Itinerante. Também financiado a partir de um edital da Propex, esse projeto consistiu na construção de um palco móvel que pode ser guinchado por uma caminhonete. De acordo com o professor Wlamir Soares, coordenador do projeto, o objetivo é provocar essa agitação cultural nos diversos campi do Instituto, tanto nos estudantes e servidores quanto nos moradores das respectivas cidades.

As edições do projeto serão agendadas previamente com as direções dos campi. Nos moldes de como acontece no Palco Aberto, será disponibilizado um formulário de inscrição e a comissão organizadora selecionará os trabalhos artísticos que serão apresentados, sendo que toda a estrutura necessária ficará por conta da comissão organizadora. Ambos os projetos apenas dão mostras de que a verve cultural do Campus Lagarto ainda tem muito mais por produzir e encantar.

Assunto(s):