Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado com palestras, oficinas e plantio de árvores
SUSTENTABILIDADE

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2019, 22h02

Meio Ambiente Seleção 4Com foco na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio, palestrantes abordaram temas ambientais que vêm sendo recorrentes no Exame

Escolhido em 1972 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) como a data dedicada à celebração mundial do meio ambiente, o dia 5 de junho vem, a cada ano, ganhando mais destaque – talvez pelas estatísticas negativas, que não param de crescer, segundo relatórios periódicos da própria ONU. Foi na esteira desse amplo debate que o IFS - Campus Lagarto, na última quarta-feira, montou uma programação alusiva à comemoração, com oficinas, palestras e plantio de árvores.

De acordo com a coordenadora do evento, a professora de geografia Carla Norma, a promoção do debate em torno da sustentabilidade no campus não começou agora. No ano passado, um grupo de alunos da instituição participou do Movimento Lixo Zero, no Campus Aracaju, quando tiveram a oportunidade de apresentar um projeto sobre coleta seletiva que viria a ser desenvolvido no Campus Lagarto sob sua orientação. "O planeta está precisando de nossa atenção, mas a questão que levanto é: por que não começamos a mudar em nossa escola essa situação que é macro?", questiona a docente.Meio Ambiente Seleção 2

A gestão de resíduos foi, inclusive, um dos temas palestrados durante o evento. Além dele, o uso sustentável da água e o esgotamento sanitário fecharam a tarde de apresentações, as quais tiveram em comum a reflexão acerca das ações humanas como causadoras e, ao mesmo tempo, principais agentes solucionadores do problema. "As palestras conseguiram, de maneira bem didática, explicar por que esse debate é tão importante e por que a conscientização em relação ao cuidado com o meio ambiente é urgente", afirmou Isaac Daniel, aluno do 3º ano do curso técnico integrado em Eletromecânica.

A programação do evento incluiu o plantio de algumas árvores na escola. Foram seis mudas de diferentes espécies – entre elas, um ipê amarelo – que, futuramente, trarão mais cor e sombra para a instituição. "É com atitudes como essa que pretendemos mostrar que podemos começar a mudança por nosso meio. Por isso, nossa pretensão é que esse evento passe a fazer parte do calendário anual da escola", finaliza a professora Carla.

Preparação para o Enem

Meio Ambiente Seleção 6As palestras do evento relacionaram os temas ambientais à maneira como eles são abordados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), inclusive com questões de anos anteriores. Os aulões preparatórios para o Exame é um projeto que vem sendo desenvolvido desde 2017 no campus, com o objetivo de debater, de maneira interdisciplinar, diferentes vertentes de temas atuais, reforçando, dessa maneira, a preparação que os alunos recebem em sala de aula.

A professora Carla Norma afirma perceber que os aulões são bem recebidos pelos discentes."Os estudantes se sentem acolhidos e valorizados, ao notarem que a instituição viabiliza conhecimento acerca de temas contemporâneos, por meio de uma linguagem esclarecedora e analítica. Existe também uma preocupação para que, em cada aulão, ocorra uma apresentação cultural, com a finalidade de que os estudantes possam reduzir o estresse e relaxar", comenta a idealizadora do projeto.