Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Atividades lúdicas e valorização da cultura popular marcam comemorações juninas
ANARRIÊ

Atividades lúdicas e valorização da cultura popular marcam comemorações juninas

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2019, 09h28

IForró Seleção 1Os festejos juninos do Campus Lagarto começaram com o Arrial da Coordenadoria de Informática, nos dias 6 e 7 de junho, e culminaram com o Festival de Forró Pé-de-serra, no último dia 19

O clima frio do dia 19 de junho no IFS - Campus Lagarto deu espaço ao calor humano característico das comemorações juninas. Apresentações culturais, forró tradicional, comidas típicas e brincadeiras diversas foram os responsáveis pela animação no Festival de Forró Pé-de-serra do Campus Lagarto (o IForró), que contou com financiamento da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão por meio de edital cultural.

O evento começou com o cortejo de uma banda de pífanos da cidade de Lagarto pelos corredores do campus, com o intuito de conduzir toda a comunidade até o ginásio, onde estariam os demais grupos e apresentações. Lá, alunos e servidores encontraram o ambiente propício para uma boa descontração e apreciação da riqueza cultural nordestina. A propósito, o coordenador do festival, o professor Silvio Sandes, comentou que o grande objetivo do evento foi aliar momentos de atividades lúdicas à valorização da cultura popular. Por isso, houve a convergência entre pífanos, quadrilha e forró tradicional e brincadeiras, como o touro mecânico e o basquete junino. "Percebemos uma ótima receptividade da comunidade do campus. Todo o cuidado da equipe responsável, liderada por Demóstenes Varjão, e o envolvimento dos alunos desde o processo de decoração até a participação nas brincadeiras contribIForró Seleção 2uíram para que o objetivo de preservar a tradição nordestina fosse alcançado com êxito", ressaltou Silvio, que foi um dos sanfoneiros do dia.

O touro mecânico foi uma das principais atrações do evento. Diversos alunos e servidores encararam o desafio de passar alguns segundos sobre a máquina disfarçada de bovino. Na competição inicial, com representantes dos cursos da instituição, a aluna Victória Santana, do terceiro ano do integrado em Edificações, foi a campeã. Esse é o terceiro IForró da estudante, que chamou a atenção para a maior quantidade de brincadeiras e para a melhor comodidade do espaço em comparação aos anos anteriores. "É sempre legal participar dos eventos festivos do IFS, principalmente agora que já estou no meu último ano", concluiu.

Arraial da COINF

IForró Seleção 7As comemorações dos festejos juninos do campus começaram, na verdade, no início do mês, com o Arraial da Coordenadoria de Informática (COINF). Com o objetivo de integrar as três turmas do curso de Redes de Computadores, os professores idealizaram um evento que unisse atividades lúdicas alusivas ao São João e conhecimentos adquiridos no curso, a exemplo da "Caça ao Tesouro Algorítmica", que percorreu diversos setores do campus.

O professor Rubens Matos, coordenador do curso, pontuou que o espírito de cooperação entre as diferentes turmas foi um dos principais ganhos do arraial. "Muitos dos estudantes que se uniram para fazer a Quadrilha Festejar, por exemplo, criaram novos laços, além de fortalecerem os já existentes", enfatizou.

Foto da capa: Demóstenes Varjão