Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Estudantes do IFS Campus Lagarto lançam livro
PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Estudantes do IFS Campus Lagarto lançam livro

Criado: Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 14h59 | Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 14h59 | Última atualização em Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 11h50

Obra reúne pesquisas de alunos do curso de Licenciatura em Física

O auditório do Instituto Federal de Sergipe, Campus Lagarto, recebeu o lançamento do livro Reflexões Acerca do Ensino de Física; Aspectos Históricos, Científicos e Epistemológicos. Lançada pela Editora Criação, a obra traz produções científicas dos alunos do curso de Licenciatura em Física para as disciplinas História da Educação Brasileira e Metodologia do Trabalho Científico.

IMG 20191212 WA0020

De acordo com o idealizador e organizador do livro, professor Mestre Fábio Henrique Gonçalves Conceição, a obra apresenta reflexões e um amplo debate sobre o Ensino de Física, sobretudo, em Sergipe e visa proporcionar ações pedagógicas específicas para minimizar a dificuldade que os alunos da Educação Básica têm em aprender a disciplina. “Ao levar em conta estas afirmações, esta obra reafirma uma responsabilidade social, uma vez que, tem-se como intuito, apresentar discussões e relatos sobre o ensino da física na contemporaneidade, ressaltou.

A ideia surgiu quando o professor percebeu o potencial para iniciação científica dos alunos Anselmo da Silva Mota, Girleide Araújo Nascimento, Katila Carolline Silva Conceição, Lucival Aquino Santos, Luzia Adriane Santos e Matheus Oliveira dos Santos, autores do livro. “A partir das observações constatadas durante as aulas, surgiu a necessidade de aproveitar as potencialidades dos alunos a fim de promover a formação de um docente capaz de lecionar e desenvolver pesquisas científicas, com vista a buscar métodos e sugerir políticas públicas para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da física”, justificou Fábio Henrique Conceição.

Para duas das autoras, escrever o livro contribuiu significativamente para a formação como futuras professoras de Física. “Eu aprendi metodologia científica na prática, vivenciei a metodologia científica; assim também pude me aprofundar em conteúdos da Física, e Ensino de Física que são pertinentes para minha formação”, revelou Luzia Adriane Santos. “Ter estudado a disciplina História da Educação Brasileira foi algo fantástico. Com ela pude entender toda a história desde da chegada dos padres jesuítas até o nosso cotidiano; isso me proporcionou instigar o desejo de querer compreender o surgimento da Física e todo processo evolutivo”, finalizou Katila Carolline.