Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Ciclo de palestras e minicursos aproxima ciência e comunidade
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Ciclo de palestras e minicursos aproxima ciência e comunidade

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Publicado: Terça, 29 de Setembro de 2020, 17h44

Evento ocorre de 05 a 09 de outubro e recebe inscrições até o dia 06, pelo Sistema de Publicações do IFS

Arte 1O Laboratório de Inovação e Criatividade do IFS - Campus Lagarto (Labic) promoverá, de 05 a 09 de outubro, um ciclo de palestras e minicursos por meio da plataforma Google Meet. Robótica educacional, programação, fanzines e comunicação alternativa na divulgação da ciência são alguns dos temas que serão abordados no evento. As inscrições se iniciam na próxima quinta-feira, 01, pelo Sispubli, e podem ser feitas até o dia 06.

O Labic Itinerante Online, como foi denominado o evento, é a adaptação de um projeto de extensão da professora Stephanie Kamarry, da coordenadoria de Engenharia Elétrica, o qual, em virtude da pandemia por Covid-19, precisou ser remodelado para o ambiente virtual. Na versão original, o projeto iria para as praças e escolas de Lagarto, mas mesmo virtualmente o objetivo principal está mantido: aproximar as ações de pesquisa do instituto, em especial do Labic, da população lagartense. É por isso, inclusive, que as inscrições são abertas ao público em geral.

O estudante Leonardo Santana faz parte do Labic e é orientado pela professora Stephanie nesse projeto de extensão. Ele afirma que essa primeira edição do evento é fundamental porque vai promover o contato inicial entre as ações de pesquisa do laboratório e a comunidade, o que é crucial para tornar essa comunicação duradoura e profícua. “Mas muito mais do que apresentar nossas ações, o evento almeja explanar como a ciência e a tecnologia podem contribuir para a transformação social”, ressaltou o estudante, que está à frente da comissão organizadora.

As palestras e minicursos serão ministrados tanto por pesquisadores de outras instituições quanto por alunos e ex-alunos do Campus Lagarto. A programação Arte 2completa (dias, horários, palestrantes e link de cada atividade) pode ser acessada no site do Laboratório: labicifs.wordpress.com.

Sobre o Labic

O Laboratório de Inovação e Criatividade do Campus Lagarto existe desde 2018 e tem como coordenadora a professora Stephanie Kamarry. Formado por estudantes e pesquisadores do IFS e de instituições de outros estados com diferentes formações, o grande propósito do Labic é desenvolver e fomentar projetos relacionados à ciência e tecnologia, com ênfase em temas como robótica, programação, inteligência artificial e cultura maker.