Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância realiza palestra sobre como lidar com a ansiedade
SAÚDE PSICOEMOCIONAL

Campus Estância realiza palestra sobre como lidar com a ansiedade

Criado: Quinta, 09 de Junho de 2022, 13h38 | Publicado: Quinta, 09 de Junho de 2022, 13h38 | Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2022, 10h42

Equipe multidisciplinar mobilizou a comunidade escolar para conhecer as causas, efeitos e como enfrentar esse problema de saúde

ANSIEDADE 03“Como lidar com a ansiedade?” foi o tema da palestra realizada pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância com os estudantes dos cursos técnicos integrados e os servidores, entre os dias 7 e 8 de junho. A iniciativa surgiu da demanda diária de adolescentes com crise de ansiedade atendidos pela Coordenação de Saúde Escolar (Cose) e pela equipe multidisciplinar da Gerência de Ensino (GEN). O evento integra o Projeto de Manutenção da Saúde do Discente, que desenvolve várias ações ao longo do ano.

Os psicólogos Tiago Siqueira, do Campus Socorro, e Ana Cecília, do Campus São Cristóvão, explicaram como identificar os fatores geradores e combater os picos de ansiedade. Além de repassar informações úteis àANSIEDADE 02 comunidade escolar, como causas, sintomas, prejuízos à saúde psicoemocional e à qualidade de vida, foram ensinadas técnicas de respiração e relaxamento que podem ser feitas em casa ou na escola, de forma preventiva ou quando a pessoa estiver sob situações de estresse, tensão, agitação e desequilíbrio emocional.

Carlos Manoel Batista Cristo, do curso Sistemas de Energias Renováveis, considerou a palestra oportuna e pretende aplicar o que aprendeu no seu cotidiano. “Achei que o evento foi bem proveitoso em tirar dúvidas que eu tinha sobre ansiedade e é muito bom ver que a escola se importa com a nossa saúde mental. Além disso, as sugestões de possíveis formas para a gente combater nossa ansiedade foram muito interessantes e vou aplicá-las no meu dia a dia”, afirmou.

ANSIEDADE 11A professora Lorena Campello considerou a abordagem direta e o conteúdo esclarecedor, que incluiu dicas sobre a percepção de gatilhos da ansiedade e as formas de combatê-la. “A palestra foi o para um processo de trabalho importantíssimo a ser desenvolvido com os discentes. A questão da ansiedade, e muitas outras relativas ao psicoemocional, são pontos urgentes a serem trabalhados na escola. As diversas práticas de respiração foram super interessantes e variadas; um leque de opções para momentos distintos da nossa rotina”, avaliou.

O que é ansiedade?

A ansiedade tem causado sérios prejuízos à saúde da população mundial e se configura num estado de alerta quando estamos diante de algo que nos ameaça ou desafia. O problema é quando a ansiedade ou o estresse são frequentes, intensos e ultrapassam o limite do que é considerado saudável, o que acaba por provocar doenças emocionais e comprometer a qualidade de vida. É preciso estar atento às reações que o organismo sinaliza como irritação, cansaços físicos e mentais constantes, alterações do sono, perda da libido, dores de cabeça, de estomago ou musculares, além do envelhecimento precoce, etc.