Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Forró Federal ainda repercute no Campus Estância
CULTURA E TRADIÇÃO

Forró Federal ainda repercute no Campus Estância

Criado: Sexta, 01 de Julho de 2022, 09h32 | Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2022, 09h32 | Última atualização em Sexta, 01 de Julho de 2022, 09h51

Em sua 9ª edição, festa inovou ao incluir na programação a Gincana Junina, que contou com brincadeiras, apresentações culturais, correio elegante e concursos

*Por Carole Ferreira da Cruz

ForroFederalrainhas3O arraial multicultural que fez a alegria de alunos e servidores ainda repercute no Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância, sediado num dos mais tradicionais redutos dos festejos juninos do estado. A comunidade participou de todas as etapas da organização, colou muito amor em cada detalhe e fez uma festa inesquecível que continua viva no primor da decoração mantida no hall de entrada, nas conversas dos corredores, na troca de fotografias e no coração de quem passou por lá no último dia 22.

Em sua 9ª edição, o Forró Federal inovou ao incluir na programação a Gincana Junina, que contou com corrida de saco e do ovo, dança das cadeiras e da laranja, apresentações culturais e desfile de servidores. As turmas vencedoras foram o 3° ano de Eletrotécnica, a grande campeã da noite, seguida do 2° ano de Sistemas de Energias Renováveis e do 3° ano também de Sistemas de Energias Renováveis, todas na modalidade integrada ao ensino médio.ForroFederal dancadalaranjas

O arraial contou ainda com correio elegante, quadrilha improvisada, barracas de comidas típicas, exibição de fogos de artifício, fogueira, eleição da rainha do forró e o cortejo da tradicional Batucada Santo Antônio. Tudo isso animado pela banda Pegada Nova, que tocou o autêntico pé de serra, alguns

ForroFederal barcodefogo3O brilho das espadas e do barco de fogo, que rasgavam o céu com fagulhas de alegria, foi um dos pontos altos da noite. A comunidade se reuniu na área do estacionamento para assistir a um espetáculo de luz e cores, que é marca registrada dos festejos de Estância. A tradição do barco de fogo remonta ao início do século XX e sua confecção é passada de geração em geração.

Autêntica tradição junina

“A festa foi perfeita e mostrou a essência do verdadeiro amor por nossa cultura junina, com criatividade e significado relevante do que é fazer parte do maravilhoso IFS – Campus Estância”, elogiou o professor José Antônio, que participou pela primeira vez do Forró Federal. Quem também fez sua estreia nos festejos do campus foi a professora Angelina Maria de Almeida, que levou toda a família para se divertir junto. “Foi muito lindo. Parabéns a todos os organizadores”, destacou.ForroFederal barcodefogo2.jpg

Ganhadora do concurso da rainha do forró, Ana Beatriz Santos Guimarães, 17 anos, do curso de Sistemas de Energias Renováveis, vivenciou uma noite inesquecível. “Eu amei! Foi realmente incrível! O que mais me chamou atenção foram as brincadeiras e todos interagindo e se divertindo sem transformar aquela gincana em uma competição e sim em uma brincadeira para todos se enturmarem”, relembrou.

ForroFederal corridadesacoPara seu colega de curso, Jorge Nicolas Silveira de Souza, 17 anos, a festa foi uma oportunidade única de confraternizar com os colegas, professores e servidores, celebrar a autêntica tradição junina e se divertir como nunca. “Foi meu primeiro Forró Federal e, provavelmente o último como aluno, por causa da pandemia que nos obrigou a ficar isolados no ensino remoto. Por isso curti ao máximo e foi uma experiência incrível”, comemorou.