Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância promove aproximação dos alunos com a UFS
ENSINO SUPERIOR

Campus Estância promove aproximação dos alunos com a UFS

Criado: Quarta, 21 de Setembro de 2022, 09h42 | Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2022, 09h42 | Última atualização em Quarta, 21 de Setembro de 2022, 10h20

Visitas das turmas concluintes do ensino médio à universidade integram ações do projeto Influir

*Por Carole Ferreira da Cruz

Visita UFS projetoInfluir 1As turmas dos terceiros anos dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância têm uma visita marcada à sede da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão, no próximo dia 29. A ação faz parte do “projeto Influir: Concluintes em Foco”, desenvolvido pela Assessoria Pedagógica para aproximar os alunos do ensino médio do ambiente universitário e oferecer o suporte necessário para que alcancem o máximo do seu potencial.

Visita UFS projetoInfluir 9A atividade inclui visitação às instalações, como laboratórios e bibliotecas, com o acompanhamento de um monitor, além de outras oportunidades de interação e troca de informações para saber mais sobre os cursos ofertados e as perspectivas de carreira. A primeira visita ocorreu no último dia 15 na UFS – Campus Lagarto, que reúne oito especialidades da área de saúde e congregar uma avançada estrutura para o ensino superior com uma proposta pedagógica inovadora.

Visita UFS projetoInfluir 8Um dos momentos mais ricos foi a participação na primeira aula das turmas de ingressantes, que partilharam experiências, falaram dos desafios pessoais e incentivaram os que sonham em entrar na universidade. “Foi muito proveitoso. Tivemos oportunidade de conhecer mais de perto os cursos e foi um incentivo maior para eu focar nos estudos, já que pretendo seguir a área da saúde”, comemorou Monaliza Silveira Nunes, 17, do curso Sistemas de Energias Renováveis.

O colega da turma de Sistemas de Energias Renováveis, Kelves Ryan Santana, 18 anos, que também quer cursar a área de saúde, ficou entusiasmado com as orientações e o incentivo recebidos durante a passagem pela UFS. “Superou todas as expectativas. Eu sempre quis ser um profissional da saúde e agora estou ainda mais motivado a seguir em frente para alcançar meus objetivos. Recebemos muito apoio e informações valiosas”, destacou.

Eixos do projeto

Visita UFS projetoInfluir 4As visitas atendem uma das metas do projeto Influir, que abrange quatro eixos: Emoções (manejo da ansiedade); Visitações guiadas; Conversação (ciclos de palestras com profissionais diversos); e Orientação profissional (grupos de discussão com psicólogo). “O projeto auxilia os estudantes no que se refere aos sentimentos gerados pelo momento de fechar um ciclo e, ao mesmo tempo, abre espaço para discussão sobre a elevação de sua escolaridade e a construção dos projetos profissionais”, explicou a pedagoga Shirleyde Dias do Nascimento.

A partir dessa experiência inicial, a perspectiva é reformular o projeto Influir de modo a incorporar a questão do “propósito de vida” e abranger aspectos que agreguem as turmas iniciantes e as que estão na metade do curso. Desse modo, o aluno contará com o acompanhamento do início ao fim do curso para ter as condições necessárias à tomada de decisões, estabelecer metas, realizar sonhos e estar mais preparado para os desafios da vida.