Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Reitor abre o I Dia D: literatura, cultura e arte do Campus Estância
Início do conteúdo da página

Reitor abre o I Dia D: literatura, cultura e arte do Campus Estância

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Segunda, 27 de Abril de 2015, 15h49 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
Dia D ailton abertoA abertura do I Dia D: literatura, cultura e arte do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância contou com a intensa participação de alunos da rede pública, artistas, autoridades e comunidade acadêmica. O evento, que nasceu com o objetivo de dar visibilidade à Biblioteca Gilberto Amado e estimular a leitura, foi aberto oficialmente pelo reitor Ailton Ribeiro de Oliveira na manhã desta segunda, dia 27, em solenidade realizada n auditório. Em seguida, ocorreu a palestra sobre a cultura e história do município, proferida pela professora Maria Selma Barreto de Noronha.


Dia D ailtonO reitor trouxe para os presentes uma reflexão sobre a importância da educação e do conhecimento para que o Brasil possa prosperar e oferecer melhores condições de vida à população e ressaltou a importância dos institutos federais nesse processo. “Hoje o estudante do IFS tem seguro de vida, acesso a psicólogo e assistente social, modernos laboratórios, auxílio transporte, projetos de iniciação científica e uma série de bolsas para que possa avançar nos estudos. Temos ex-alunos estudando nas melhores universidades do mundo e nossos cursos são muito bem avaliados pelo MEC”, destacou.

Ailton Ribeiro lembrou ainda os investimentos que o IFS tem feito na sua rede de bibliotecas e na expansão do ensino técnico, tecnológico e superior para o interior do estado. “Estamos construindo uma biblioteca no Campus Aracaju num prédio de quatro andares que ocupa uma área de 1600 m2, dotada de cantina e área de lazer. O jovem não pode negligenciar a leitura, que é a fonte principal do conhecimento. E não basta só oferecer uma excelente infraestrutura, como estamos fazendo, é preciso que os pais e os professores deem o exemplo e estimulem o hábito de ler”, afirmou.

Compuseram ainda a mesa de abertura o diretor do Campus Estância, Waldiney Giacomelli, a pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Ruth Sales, a diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas do IFS, Kelly Cristina Barbosa, o gerente de Ensino, professor Fernando Nascimento Santos, e a coordenadora da biblioteca Gilberto Amado, Patrícia da Silva Santos. A fala dos presentes foi precedida da execução do Hino Nacional e do Hino de Estância – este último interpretado pela cantora estanciana Janice Barbosa Silva.

Waldiney Giacomelli falou o quanto era simbólico ter um evento como esse ocorrendo nas instalações do primeiro novo campus a ser entregue após o início do processo de expansão, em 2012. “Estamos numa casa do saber e esse saber é o início de um futuro, que começa aqui no Campus Estância e só pode existir com vocês. Essa gestão está oferecendo as melhores oportunidades para que os jovens estancianos e da região Sul tenham excelentes condições de aprendizado e uma equipe de professores competente e motivada”, salientou.

Patrícia Silva fez questão de reforçar a relevância da literatura, da cultura, dos livros e das artes em geral para o crescimento pessoal, profissional e intelectual da população. “O conhecimento é um bem preciso que, uma vez adquirido, ninguém tira de nós. É nosso papel como servidores do IFS difundir, partilhar e ajudar a construir esse conhecimento, de modo a envolver toda a comunidade estanciana. Por isso, a biblioteca tem um papel fundamental na construção desse conhecimento e está aberta a todos que quiserem e necessitarem acessá-la”, lembrou.

Público

Dia D alunaOs alunos, que após a solenidade de abertura puderam conhecer as instalações do campus, aprovaram o evento e ficaram entusiasmados com o que viram. “Tivemos uma manhã diferente e muito agradável. A palestra foi ótima porque ficamos sabendo da importância da leitura para que a gente garanta um futuro melhor”, disse Lavínia Nascimento Silva, 15 anos, da Escola Municipal João Nascimento Filho.

Dia D alunoAbraão Alexandre Cruz, 17 anos, do Colégio Estadual Gumercindo Bessa, gostou especialmente da oportunidade de conhecer a estrutura do instituto federal em Estância. “Achei bem legal essa iniciativa de trazer a gente aqui. Estudar no IFS pode ser o primeiro passo para ter uma profissão de sucesso e conseguir uma vaga no mercado de trabalho”, reconheceu. 

Dia D prof loiraAs professoras da Escola Municipal João Nascimento Filho, Josiane Cordeiro e Leila Moura, gostaram tanto das instalações e da possibilidade aberta pela instituição de ampliar a relação com a comunidade externa que pretendem envolver os estudantes em atividades que façam uso da biblioteca e integrem os projetos de extensão do campus. “Muitos dos nossos alunos não tinham nem ideia do que era o IFS e dos cursos oferecidos. Agora ficou mais fácil usar essa estrutura para os projetos que desenvolvemos em sala de aula”, disse Josiane.

Palestra

Durante a sua palestra, que ocorreu nas dependências da biblioteca, a professora Maria Selma Barreto enfatizou a importância da leitura para a garantia de um futuro melhor para os jovens e reconstituiu aspectos de destaque da história de Estância, que completa 167 anos de emancipação política no próximo dia 4 de maio. “Nosso município é o berço das artes, da cultura e da imprensa de Sergipe. Estância é um reduto de intelectuais, cidade jardim, poética, industrial, cultural e hospitaleira”, afirmou.

O I Dia D: literatura, cultura e arte se estende até às 22h. A programação inclui poesia, capoeira, batucada, artes plásticas, artesanato, música, teatro, palestras, exposições de livros e jornais, roda de leitura, apresentação de grupos locais e integra as comemorações do aniversário de Estância. Com a divulgação da Biblioteca Gilberto Amado durante o evento, a meta principal é fazer com que a comunidade externa possa se aproximar das atividades realizadas no IFS e fazer uso do acervo e da excelente estrutura de pesquisa. 

Sobre a biblioteca

Com a construção do novo campus, que representou um investimento da ordem de R$ 6 milhões, a atual estrutura da biblioteca tem capacidade para receber 45 mil títulos. O acervo atual conte com 3.248 livros, 112 normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), 80 periódicos, 61 CDs, 30 folhetos e 15 apostilas. O espaço é aberto à comunidade em geral, que pode acessar os livros, os computadores e o conteúdo multimídia. O horário de funcionamento é das 8h às 22h, sem intervalo para almoço.

A atual estrutura ocupa uma área de 600 m2 e conta com sala de multimídia dotada de 10 computadores para pesquisa; duas salas com TV e DVD e 12 mesas de estudo em grupo; 12 cabines de estudo individual e mais as salas de acervo, da coordenação e do processamento técnico. O novo campus fica localizado na rua Rua Café Filho, s/n, bairro Cidade Nova, e oferece os cursos regulares de Edificações, Eletrotécnica e Recursos Pesqueiros (nível técnico) e Engenharia Civil (nível superior), além de cursos do Pronatec e Educação a Distância (EAD).
 
Ascom - Campus Estância
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57