Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Jornada Pedagógica do Campus Estância promove discussão sobre melhoria da educação
Início do conteúdo da página

Jornada Pedagógica do Campus Estância promove discussão sobre melhoria da educação

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Sexta, 12 de Junho de 2015, 15h07 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
jornada profesoresO Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância realizou nos dias 5 e 8 de junho a V Jornada Pedagógica. O objetivo foi promover a reflexão para aprimorar o processo educativo, aperfeiçoar o planejamento, os métodos de avaliação e socializar informações estratégicas para melhorar a qualidade dos cursos ofertados. Os temas apresentados e debatidos partiram das necessidades apontadas pelos professores ao longo do ano de 2014 e contaram com a participação de especialistas em educação de outras instituições.


jornada ginoefernandoO evento foi aberto com a saudação do diretor do campus, Waldiney Giacomelli, que mencionou a importância de atividades como a Jornada Pedagógica para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Quem também deu as boas vindas aos presentes foi o gerente de Ensino, Fernando Nascimento Santos, cuja fala lembrou que, pela primeira vez, o Campus Estância estava recebendo alunos da modalidade de ensino integrado.

Em seguida, o pedagogo Carlos Menezes de Souza Júnior apresentou as ações realizadas pela Assessoria Pedagógica no ano passado, como o Plano de Intervenção no Combate à Evasão, as orientações pedagógicas para o trabalho em rede, o calendário de reuniões pedagógicas e o perfil das turmas de ingressantes dos integrados – que passaram por um curso preparatório, de fevereiro a maio de 2015, com o objetivo de melhorar o desempenho e promover o nivelamento dos estudantes aprovados nos cursos de Eletrotécnica e Edificações no último processo seletivo.

jornada arilmaraSegundo a professora Arilmara Abade Bandeira, a jornada foi bem proveitosa e contribuiu para melhorar as atividades docentes, especialmente por ser voltada para um público com formação mais técnica e num ambiente de diversidade tanto de modalidades, a exemplo dos ensinos técnico, básico e fundamental, quanto de estudante das mais variadas classes sociais. “Percebo que, com esses encontros, conseguimos avançar no processo educacional , na preparação dos planos de aula, na avaliação e na relação com os alunos”, destaca.

Palestras

jornada rosicleideA programação do evento incluiu a apresentação teatral do coral Edificart, formado por estudantes do IFS, e a realização de diversas palestras sobre temas estratégicos: A relação diferenciada de professor/estudante nos diversos níveis e cursos do IFS, ministrada pela professora especialista Rosecleide Araújo; Como lidar com os vários desafios da aprendizagem durante o processo educativo (professora mestre Adriana Novais); Oficina de planos de ensino e de aula (professora mestre Adriana Rocha).


Jornada prof certaA palestrante Adriana Rocha considerou o público presente participativo e interessado. “Essa é uma clientela diferente da que estou acostumada a lidar, pois a formação da maioria dos professores do IFS é na área de exatas. Trabalhamos temas de extrema relevância, com o fazer pedagógico em sala de aula e a importância do planejamento das ações para a melhoria contínua do ensino,  de modo a dar atenção à realidade do aluno para atingir o objetivo maior que é aprendizagem, com o padrão de qualidade que caracteriza o instituto”, ressaltou.

Para Fernando Nascimento, a Jornada Pedagógica foi oportuna por disseminar uma série de informações relevantes para os docentes, não só os veteranos como também os novatos que passaram a integrar a equipe do Campus Estância. Entre as questões apresentadas que mais despertaram interesse durante as discussões estão: a disseminação de procedimentos úteis para a construção dos planos de aula e a melhoria da prática didática; a divulgação de dados levantados pela Assessoria Pedagógica para identificar o perfil das turmas do ensino integrado; e as medidas adotadas para combater a evasão escolar.

Asocom - Campus Estância

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57