Página inicial > Últimas Notícias > Estância > AstroIFS realiza palestra sobre cosmologia

AstroIFS realiza palestra sobre cosmologia

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Terça, 16 de Junho de 2015, 15h42 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25

palestra geralO projeto AstroIFS do Instituo Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância retomou suas atividades no início do ano letivo. Na manhã desta segunda, dia 15, foi realizada a palestra Uma introdução à cosmologia na Biblioteca Gilberto Amado para cerca de 150 alunos dos cursos integrados de Edificações e Eletrotécnica e da Escola Municipal Dorijan dos Santos, no bairro Cidade Nova. À tarde, os estudantes participaram de uma oficina para aprender a reproduzir o sistema solar em escala.

palestra palestranteA palestra foi ministrada por Jaelsson Lima, membro da Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe (Sease), que abordou a temática da cosmologia numa perspectiva histórica e destacou a importância de grandes pensadores para o desenvolvimento dessa ciência, como Aristóteles, Aristarcos, Copérnico, Galileu e Newton. "Tentei resumir o conteúdo em textos e imagens, de forma didática. Espero que tenha ficado algum ensinamento, nem que seja o aprendizado de uma terminologia nova", destacou.

palestra gutiSegundo o coordenador do AstroIFS, o assistente de aluno e geógrafo Guthierre Ferreira, a ideia de trazer um palestrante para o campus busca inserir a astronomia no universo dos alunos por meio de atividades para além da observação astronômica. "O projeto tem como meta despertar nos estudantes a curiosidade e o interesse pelo estudo do cosmo e dos astros através não só das observações, mas também de outras iniciativas como oficinas e palestras", ressaltou.

palestra alunaA cada nova atividade realizada no campus cresce o interesse e a participação dos alunos. Tais Santana, 13 anos, e João Vitor de Jesus, 12 anos, da Escola Municipal Dorijan dos Santos, ficaram entusiasmados com tudo que aprenderam na palestra. "Achei as coisas que o palestrante falou muito interessantes. A estrela cadente, por exemplo, não é uma estrela, mas sim um meteoro. Tenho muita vontade de estudar no IFS. Os projetos e a estrutura são excelentes", afirmou João Vitor.

palestra alunoO que mais estimula Luciano Ferreira Salgado, 12 anos, da turma de Edificações na modalidade de ensino integrado, é a oportunidade de aprender fora do ambiente de sala de aula a partir da observação e da reprodução dos fenômenos da natureza. “É estimulante poder ver os planetas. Fiquei tão fascinado quando vi a primeira vez que, ao chegar em casa, fui pesquisar na internet. Hoje vamos construir um sistema solar e estamos discutindo a melhor forma de fazer o sol ”, comemora.

Sobre o AstroIFS

O projeto AstroIFS tem como objetivo inserir as comunidades interna e externa em atividades de extensão e difundir a astronomia no município. Além das oficinas, o projeto inclui a realização de palestras e visitas técnicas envolvendo alunos, professores, servidores e moradores do entorno e engloba a difusão de conhecimentos nas áreas de física, matemática, geometria e astronomia básica.

Recentemente, o AstroIFS foi submetido ao edital da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex). A proposta é realizar observações quinzenais, incluindo sessões voltadas só para os estudantes e outras específicas para a comunidade externa, além de outras atividades. A iniciativa foi inspirada numa proposta semelhante realizada pelo Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL).

Ascom - Campus Estância