Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Reitoria Itinerante mobiliza Campus Estância

Reitoria Itinerante mobiliza Campus Estância

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Terça, 01 de Dezembro de 2015, 09h20 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
1anoO projeto Reitoria Itinerante levou ao Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância o reitor Ailton Ribeiro de Oliveira e representantes das Pró-reitorias de Pesquisa e Extensão (Propex) e de Ensino (Proen), das Diretorias de Assistência Estudantil (DIAE), Tecnologia da Informação (DTI) e Educação a Distância (DEAD). Durante o evento, realizado nesta segunda, dia 30, a comunidade acadêmica aproveitou a presença dos gestores que conduzem a instituição para tirar dúvidas e fazer perguntas.

A programação começou no mini auditório pela manhã, quando alunos, professores e técnicos administrativos puderam apresentar suas questões por escrito ou pelo microfone. Entre os pontos abordados, destacam-se a ampliação da oferta de cursos no campus; a antecipação do início do ano letivo para as próximas turmas dos cursos integrados; a liberação de recursos para os projetos de extensão aprovados no ano de 2015; a reestruturação dos laboratórios e a construção da quadra poliesportiva.

1ano placaEm seguida ocorreu o descerramento da placa de inauguração e a visita às instalações do novo campus, que passou a funcionar numa moderna estrutura construída no bairro Cidade Nova desde outubro de 2014. As atividades da manhã foram encerradas com um almoço comemorativo para marcar a passagem do Dia do Servidor, do Dia do Professor e dos aniversariantes do semestre: datas que integram o calendário festivo do campus e não puderam ser comemoradas antes por conta da greve.

Na oportunidade, foram visitados os laboratórios de Química, Biologia, Instrumentação, Automação e Instalações Elétricas. Os professores de Engenharia Civil aproveitaram para mostrar ao reitor as necessidades laboratoriais do curso para que os estudantes possam ter as aulas práticas, imprescindíveis para avançar nos estudos. “Tivemos um dia produtivo: pudemos esclarecer pontos importantes e apresentar nossas demandas para a gestão. Espero que tenhamos outras oportunidades como essa”, destacou a professora Anna Cristina Araújo Cruz.

Sem Título-1Após o almoço, o clima foi de descontração e de confraternização. A diretora do campus, Sônia Albuquerque, entregou brindes aos presentes e aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho de todos na organização do evento. Além disso, parabenizou os servidores e reconheceu o comprometimento da equipe do IFS em Estância com uma educação pública, de qualidade e inclusiva.

A programação foi encerrada na biblioteca, ocasião em que Ailton Ribeiro fez uma saudação para o público presente e respondeu questionamentos feitos especificamente para a Reitoria. “Nos últimos 100 anos foram implantadas 140 escolas técnicas. A partir de 2012, com a criação dos institutos federais, a rede passou de 120 para 562 unidades e de 140 mil para 1 milhão de alunos em todo o Brasil, o que demonstra o compromisso do atual governo com a educação técnica”, ressaltou.

A comunidade acadêmica aprovou a iniciativa e participou ativamente de todas as atividades. “Foi ótimo poder tirar as dúvidas sobre os cursos e o calendário acadêmico após a greve, além de saber mais sobre os projetos desenvolvidos pelo IFS. A gente se sentiu mais confiante e bem informado. Agora é seguir os estudos com dedicação, que vai dar tudo certo”, afirmou a estudante Márcia Daiane Andrade Santos, 16 anos, do curdo integrado de Edificações.

Sobre o projeto

O projeto Reitoria Itinerante tem o objetivo de facilitar a troca de informações da gestão com os servidores e alunos. Com base nas demandas e questões coletadas junto à comunidade acadêmica, os gestores têm maior subsídio para a realização de ações que servirão de parâmetro para melhor desenvolver o planejamento e aprimorar a atuação do Instituto Federal de Sergipe.

Ascom - Campus Estância